Divulgação das hortas e das formas de acesso à produção agroecológica, além da venda de produtos, estão entre os objetivos dos grupos

Feira SEm Alim 13 10Imagem: Divulgação | página do Comsea

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) de Hortas Comunitárias, está promovendo a Feira "Campinas Solidária e Sustentável - Agricultura Urbana e Agroecologia". O evento acontece nesta sexta-feira, 15/10, a partir das 8h, no pátio da Prefeitura (Av. Anchieta, 200).

Várias hortas comunitárias, coletivos de agricultoras/es, grupos de agroecologia e redes de comercialização têm participação confirmada. Entre as hortas, estarão presentes a Horta Comunitária do Parque Itajaí e a Horta Renascer (do Residencial São Bento). As duas fazem parte da Associação dos Produtores da Agricultura Urbana e Periurbana de Campinas e Região Cio da Terra.

Erika Mayumi Cândido, da Associação Cio da Terra, explica que a participação na Feira é importante tanto para a divulgação do trabalho já desenvolvido anteriormente pela Horta do Itajaí, como também para divulgar as outras Hortas ligadas à Associação. Além disso, é importante para o escoamento da produção.

De acordo com Erika, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Assistência Social, providenciou para os produtores a estrutura de tenda, mesas e cadeiras, para viabilizar a participação dos diversos grupos.

Ela conta que a Associação Cio da Terra faz parte do GT de Hortas Comunitárias do Comsea, que tem a função de buscar o fortalecimento das hortas: "debatemos implantação de novas hortas, apoio real das hortas já existentes, como a do Itajaí, rede de apoio entre produtores, projetos de leis, mapeamento das hortas, entre outros pontos".

Além da Horta Comunitária do Parque Itajaí e da Horta Renascer (Parque São Bento), também participam da Feira a Horta Sabor Saúde (Santa Genebra), o Sítio Vale das Cabras (Joaquim Egídio), as Hortas dos Amarais (Vila Esperança e Jardim dos Amarais), a Agrofloresta da Comunidade Feminista Menino Chorão (Jardim Columbia) e a Horta Cândido Ferreira (Armazém das Oficinas, Associação Cornelia Procópio - Sousas).

"As Marielles" (Coletivo de Mulheres Agricultoras do Assentamento Marielle Vive) é outro grupo com presença confirmada no evento, assim como a "Rede Livres – Agroecologia (Organização comunitária para comercialização de alimentos), Educação Alimentar e Nutricional".

Semana da Alimentação
A Feira faz parte da III Semana Municipal de Segurança Alimentar, que começa nesta quinta-feira, 14/10, realizando várias atividades até a sexta-feira da semana que vem, 22/10. Abertura da Semana: palestra sobre "Hortas comunitárias e institucionais", que faz parte do "Curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Alimentar e Nutricional".

Uma live sobre "Educação em Segurança Alimentar e Nutricional”, às 16h, fecha a programação do primeiro dia da Semana. No segundo dia, 15/10, a Feira "Campinas Solidária e Sustentável" faz a divulgação das hortas comunitárias e redes de comercialização de alimentos orgânicos e também oferece atividades educativas.

A Associação Natural de Campinas (ANC) e Vila Yamaguishi farão, durante a Feira, a "Ação educativa sobre comercialização e organização autogestionária", enquanto o Banco de Alimentos e Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional promovem a "Degustação - Aproveitamento integral do alimento - Receita de Brigadeiro de Biomassa e Geleia de manga verde".

Na Feira, haverá ainda uma "Oficina de Horta Caseira", oferecida pela Pastoral da Criança, assim como o "Espaço para acolhimento digno e apoio ao aleitamento Materno", desenvolvido pelo Plano da Primeira Infância Campineira (PIC), Aleitamento Materno e Introdução Alimentar.

Entre as atividades da III Semana de Alimentação, destaca-se também a "Oficina Culinária de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)", que será realizada na terça-feira, 19/10, por Erika Mayumi, da Associação Cio da Terra. A oficina tem como local a Horta Comunitária do Parque Itajaí, o que proporcionará aos/às participantes a oportunidade de conhecer a experiência desta que é a horta comunitária mais antiga e bem sucedida de Campinas.

Veja a programação completa da Semana: III SEMANA MUNICIPAL DA ALIMENTAÇÃO DE CAMPINAS

Conheça o Plano de Segurança Alimentar: I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Veja também
31/08/2021 - Vereadores aprovam, por unanimidade, cessão de uso da terra para Horta Comunitária do Itajaí
27/08/2021 - Horta do Itajaí espera receber algum apoio com inclusão em programa de Segurança Alimentar