.

O Informa Campinas busca se realizar como um jornal local, com foco em sociedade civil e também em políticas públicas, entendendo sociedade civil como coletivos, entidades, grupos, fóruns, frentes e movimentos sociais que participam da construção da cidade e da cidadania em Campinas.

Trabalhamos com notícias e reportagens produzidas a partir destes atores sociais coletivos, buscando pautar diferentes fatos e aspectos das políticas públicas locais e das lutas por melhores condições de trabalho e renda para todos, assim como das movimentações e ações realizadas pelas organizações populares no sentido do seu próprio fortalecimento. Nesta perspectiva, priorizamos também atuar na cobertura de conselhos municipais de políticas públicas, entendendo que, na condição de espaços e instrumentos da democracia participativa, tudo que diz respeito aos conselhos é de interesse público e deve ser publicizado.

Ao mesmo tempo, fazemos a reprodução de algumas matérias produzidas pela Prefeitura, aquelas que trazem informações relevantes seja para a compreensão do planejamento, execução e avaliação das políticas públicas, seja para o conhecimento e apropriação dos mecanismos de funcionamento do Estado no nível local. Dentro desse entendimento, também reproduzimos algumas matérias divulgadas pela Câmara Municipal, com o objetivo de informar sobre projetos de lei, iniciativas e/ou posicionamentos de parlamentares, debates no plenário, nas comissões ou em audiências públicas.

Nestes casos, todo o material vem identificado com o crédito Divulgação Prefeitura*, ou Divulgação Câmara*. Como explicação para o asterisco, no início do texto acrescentamos a expressão “Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas”, ou “Texto divulgado pela Diretoria de Comunicação da Câmara”. Entendemos esta informação como algo que pode ajudar cada pessoa a identificar os diferentes pontos de vista presentes nos processos de construção das notícias.

Outro conjunto de informações que também consideramos importante de publicar é o que aparece com o processo de linkagem: cada vez que citamos ou reproduzimos imagens e documentos, colocamos o link para a sua página na internet. Fazemos isso, com dedicação especial principalmente no caso dos endereços de mídias próprias das organizações da sociedade civil.

Período experimental
A produção de conteúdo e as configurações do site do Informa Campinas começaram a ser feitas no final de 2020, de forma experimental, com acesso restrito a usuários com senha fornecida pela administração. Por isso é que, em algumas categorias de conteúdo, encontram-se matérias com datas a partir de novembro/dezembro do ano passado.

A proposta inicial era fazer o lançamento público assim que fosse superada a pandemia do novo coronavírus. Com a demora da vacinação de toda a população e o prolongamento da crise sanitária, no entanto, a decisão foi de simplesmente abrir o site para acesso público e ir trabalhando, na medida do possível.

Propriedade
Junto com a publicação do jornal, está sendo encaminhada também a construção das condições para a transferência da propriedade, administração e direção editorial a uma organização popular sem fins lucrativos especialmente constituída para esse fim.

Assim, você que chegou até aqui na leitura deste texto e acha que um projeto nessa linha pode ser importante e viável, entre em contato com a gente para dar sua opinião sobre esta proposta editorial e sobre como deve ser a entidade que vai assumir o jornal (Fale conosco).

Maria Lúcia Becker
Coordenadora editorial
Jornalista profissional e professora universitária aposentada