"Violência em contextos de privação de direitos" é o tema do debate desta terça, 28/09, promovido pela Associação Cida da Terra

Evento PLPs 28 09Foto: Divulgação | página das Promotoras Legais Populares

O ciclo de debates Mulheres e Violências, promovido pela Associação Cida da Terra - Promotoras Legais Populares (PLPs- Campinas e Região) em parceria com o Sesc Campinas, tem continuidade nesta terça-feira, 28/09, às 19h. O tema do evento é Violência em Contextos de Privação de Direitos.

"Nesse encontro serão discutidas as violências contra as mulheres em contextos de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões", divulgou o Sesc Campinas.

O debate terá como convidadas Iya Batia de Oxum e Rosa Maria Silva dos Santos, com a mediação de Julia S. Abdalla. De acordo com a Associação Cida da Terra, Iya Batia de Oxum é militante da luta em torno das pautas prisionais, direitos das mulheres, preservação e valorização da cultura negra.

Pesquisadora pela PUC/UFMG, Iya Batia de Oxum compõe a Agenda Nacional pelo Desencarceramento e a Frente Estadual pelo Desencarceramento, o coletivo de Mulheres de Asé do Brasil, a Amparar (Associação de Familiares e Amigos de Presos/as), e é uma das idealizadoras da rede organizada e voltada para mulheres egressas e sobreviventes ao cárcere Por Nós.

Ela é descendente do Ilé Asé Opó Afonjá, filha de Mãe Maria Stella de Azevedo e iyalorixá, atuando em seu terreiro Ilé Asé Opó Iyá Olodoydé, na Zona Leste de São Paulo, há 21 anos.

Rosa Maria Silva dos Santos é promotora legal popular na região de Brasília, educadora popular e idealizadora do Projeto Vez e Voz, que previne e enfrenta o tráfico de pessoas nas escolas do Distrito Federal e do entorno.

O último encontro do ciclo de debates Mulheres e violências acontece na terça-feira da semana que vem, 05/10, com o tema "Assistência Social e Saúde". O debate terá como convidadas Camila Godoi e Leticia Faria, com Paola Fernanda Silva Mineiro fazendo a mediação.

A participação nos eventos online é gratuita, mas é preciso fazer inscrição para ter acesso à sala virtual na Plataforma Zoom. Para o encontro desta terça, 28/09, é possível fazer inscrição até as 18h. Clique no link abaixo e role a página até aparecer o título [Mulheres e Violências] Violência em contextos de privação de direitos. É o último item da página.

Mais informações: Promotoras Legais Populares Cida da Terra-Campinas e Região
Inscrição: Violência em contextos de privação de direitos

Veja também
20/09/2021 - Associação Cida da Terra debate "Violência no trabalho e direitos" em parceria com o Sesc
15/09/2021 - Comissão da Mulher debate políticas de combate à violência contra as mulheres em Campinas