Ciclo de debates sobre Mulheres e Violências trata do tema "Violência no trabalho e direitos" nesta terça-feira, 21/09, às 19h

Evento PLPs 21 09Foto: Divulgação | post na página das PLPs Campinas e Região

A Associação Cida da Terra - Promotoras Legais Populares de Campinas e Região está promovendo, em parceria com o Sesc Campinas, o ciclo de debates "Mulheres e Violências", que é composto de quatro eventos, com encontros sempre nas terças-feiras, das 19h às 21h. Nesta terça, 21/09, o tema é "Violência no trabalho e direitos". Regina Teodoro e Raquel Teixeira serão as debatedoras, com a mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro.

Regina Teodoro é Promotora Legal Popular, coordenadora geral da Associação Cida da Terra, Trabalhadora Doméstica e sindicalista, representou a categoria na Conferência Mundial para o Trabalho Doméstico da OIT e atua na Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). Raquel Teixeira é advogada trabalhista e de família e militante do Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzalez.

De acordo com a divulgação feita pelo Sesc, o encontro vai tratar da violência no mundo do trabalho, "que impõe condições distintas entre homens e mulheres e mulheres negras e brancas, reforçando o padrão de desigualdade e violência. A ausência de proteção dos direitos trabalhistas e a violência cotidiana são parte das lutas das mulheres por igualdade e justiça".

O evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrição para ter acesso à sala virtual na Plataforma Zoom. Para facilitar a inscrição, na página da Associação no Facebook, as PLPs colocaram um vídeo com um passo a passo indicando todos os clics a serem dados. No vídeo, fica claro, por exemplo, que é preciso rolar a página de eventos do Sesc até encontrar o item [Mulheres e Violências] Violência no trabalho e direitos, que fica quase no final de uma lista de 142 atividades. (veja aqui o vídeo)

Próximos debates
O ciclo de debates Mulheres e Violências começou na terça-feira passada, 14/09, com o tema "Histórias da luta e combate à violência contra as mulheres". Neste primeiro encontro, as debatedoras foram Magali Mendes e Sidelia Silva, com a mediação de Julia S. Abdalla.

Na terça da semana que vem, 28/09, o tema será "Violência em contextos de privação de direitos", que tem como convidadas Iya Batia de Oxum e Rosa Maria Silva dos Santos, com a mediação de Julia S. Abdalla. O objetivo do encontro, segundo a divulgação feita na página de inscrições do Sesc, é discutir as "violências contra as mulheres em contextos de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões".

E, no último debate, que acontece dia 05 de outubro, o tema será "Assistência Social e Saúde", tendo como debatedoras Camila Godoi e Leticia Faria, com a mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro.

Mais informações:
Promotoras Legais Populares Cida da Terra-Campinas e Região
Feminismo Negro Interseccional Campinas - Coletivo Lélia Gonzalez

Veja também
17/09/2021 - Lideranças do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas recebem medalha Laudelina de Campos Mello
26/04/2021 - Ponto de Leitura Ana Fonseca faz live em homenagem ao Dia das Trabalhadoras Domésticas