XIII edição tem como tema "Shamba: o tempo da ancestralidade produzir para reexistir", com programação de 13 a 21 de novembro; exibição do filme Marighella acontece às 17h deste sábado, 13/11

Sou Africa 12 11Imagem: Divulgação | página da Casa de Cultura Fazenda Roseira

A Casa de Cultura Fazenda Roseira inicia neste sábado, 13/11, a XIII edição do "Sou África em Todos os Sentidos". Com o tema "Shamba: o tempo da ancestralidade produzir para reexistir", o evento vai até o dia 21 de novembro, com atividades presenciais e online, todas gratuitas e abertas ao público.

A palavra "shamba" faz parte da língua swahili (falada em vários países africanos) e significa roça, explica Lucas César, e o tema do evento "Shamba: o tempo da ancestralidade produzir para reexistir" está relacionado "à dimensão da cosmovisão africana e das perspectivas de tempo ancestral, do tempo da lua, do tempo cosmológico".

Segundo Lucas, este é o primeiro evento dentro do projeto "Shamba: roça urbana na Casa de Cultura Fazenda Roseira", que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo (Proac). O evento é realizado pela Casa de Cultura Fazenda Roseira, tendo apoiadores, além do Proac, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro e a Drª Alessandra Ribeiro.

A programação começa às 17h, com a exibição do filme Marighella, que tem como diretor o ator Wagner Moura e como protagonista o ator Seu Jorge. Ainda neste sábado, às 19h, haverá o lançamento do livro "Guerreiros de Koulon: cidade castigo" e roda de conversa com o autor Gustavo Silva.

Para o domingo, 14/11, está previsto o "Roteiro Afro e Articulação de Rede dos Projetos Ambientais, com a Mestra jongueira Drª Alessandra Ribeiro e Lucas César, tendo como mediadora Flávia Tamiris. Todas as atividades do sábado e domingo são presenciais, na própria Casa de Cultura, que fica localizada à Rua Domingos Haddad, 01, Residencial Parque da Fazenda.

Atividades virtuais
Durante a semana, sempre à noite, as atividades serão virtuais. Na segunda-feira, 15/11, às 19h, haverá a live "Perspectivas das lutas quilombolas", com Tania Heloisa de Moraes (EAACONE - Quilombo Ostras - Eldorado São Paulo), José Roberto (Quilombo Brotas - Itatiba/SP) e Vanessa Dias (Comunidade Jongo Dito Ribeiro). A mediação será de Luanda Sant'Ana.

Na quarta-feira, 17/11, às 19h, o debate terá como tema "Agricultura quilombola", e os convidados são: Rosana Almeida (Cooperquivale - Quilombo Nhunguara - Eldorado/SP) e Lucas Rodrigues (Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Maíra Silva fará a mediação.

Também virtual será o debate sobre "Tecnologia africana", na sexta-feira, 19/11, às 20h, tendo como convidados Vanessa Dias, Lucas César e Bianca Lúcia, todos da Casa de Cultura Fazenda Roseira. Paola Fernanda estará na mediação.

Marcha Zumbi dos Palmares
No próximo final de semana, a programação da XIII edição do "Sou África em Todos os Sentidos" volta a ser presencial. No sábado, 20 de novembro, a convocação é para a Marcha Zumbi dos Palmares, que acontece a partir das 9h30, com concentração na Estação Cultura. Às 16h, haverá a "Roda da Mãe Preta", em frente à igreja São Benedito, também no centro de Campinas.

E a programação se encerra no domingo, 21/11, com atividades às 16h, 19h e 20h. O Tuko Pamoja Brasil faz "Apresentação dos vídeos e processos criativos", às 16h, tendo como convidades os Educadores e Educandos do Projeto. Às 20h, quem comanda o evento é o DJ Ângelo Baltazar, acontecendo em seguida a apresentação do "Espetáculo de Encerramento Tuko Pamoja Brasil", às 20h.

Veja também
15/10/2021 - Com programação especial, Casa de Cultura Fazenda Roseira celebra 13 anos de "Re-Existência"
07/10/2021 - Projeto Pisa na Tradição oferece duas oficinas de jongo na Casa de Cultura Fazenda Roseira