Palestras, Roda de Jongo e reunião da Marcha Zumbi dos Palmares são algumas das atividades desta segunda-feira, 18/10, na Casa de Cultura

ReExistencia 13 anosImagem: Divulgação | página da Casa de Cultura Fazenda Roseira

"Re-Existência, porque a gente resiste todos os dias: estar aqui na Casa de Cultura Fazenda Roseira. Existência, porque este lugar faz parte da nossa existência e porque a gente está existindo e re-existindo todos os dias, principalmente nesses últimos tempos de vigília aqui na Casa de Cultura Fazenda Roseira", explica Bianca Lúcia, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

A Associação do Jongo Dito Ribeiro faz a gestão da Casa de Cultura Fazenda Roseira desde 2008, quando o casarão do final do século XIX se tornou um equipamento público. Nesses 13 anos, a Associação vem "articulando atividades culturais e educativas que têm como eixos a cultura, a história, a mitologia e o meio ambiente em uma perspectiva afrobrasileira", conforme apresentado pelo site da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

"Para nós, 13 anos de Casa de Cultura Fazenda Roseira é luta, é garra, é existência, é aquilombamento, é força, é resultado de um trabalho de muita, muita, muita gente, atuante não só nesse espaço, mas para fora desse espaço", conta Bianca, destacando que, depois de 13 anos, a Casa de Cultura "é um dos lugares mais conhecidos de Campinas, pensando a referência da matriz africana, e é reconhecido mundialmente. A nossa gestora cultural representa a nossa tradição, que é o jongo na América latina".

Bianca diz que são muitas as conquistas nestes treze anos, todas ligadas ao fato de a Casa de Cultura Fazenda Roseira conseguir "dar atenção para os movimentos da cultura popular, das manifestações populares, das religiões de matriz africana". De acordo com ela, é o povo que concentra o saber trazido pelos antepassados. Uma luta que traz alegria e também responsabilidade:

"Depois de tanta dor e sofrimento, a gente transforma a cada dia essa luta, essa resistência, essa força que os nossos antepassados trouxeram, em alegria, em festejo, em salvaguarda, em tradição. E hoje a gente resguarda, salvaguarda todas essas memórias e tradições, com muito amor no coração e muita responsabilidade de manter vivo tudo que os nossos antepassados faziam da melhor forma possível".

Programação do dia 18, segunda-feira:
10h00: Palestra com Carol Jango e Prof. Wilson - Tema: Educação antirracista;
11h30: Exibição do curta metragem "Parir, Repartir, Partir - Voltar e Repartir";
14h30: Palestra com Ângela Soligo e Drª Alessandra Ribeiro - Tema: "Educação e diversidade cultural";
16h00: Exibição do mini documentário "Nossa casa ninguém leva";
17h00: Roda de Jongo - Comunidade Jongo Dito Ribeiro;
19h00: Reunião da Marcha Zumbi dos Palmares;
Café comunitário.

Mais informações
Página da Casa de Cultura Fazenda Roseira
Página da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Veja também
07/10/2021 - Projeto Pisa na Tradição oferece duas oficinas de jongo na Casa de Cultura Fazenda Roseira
09/08/2021 - Incêndio traz desespero à comunidade da Fazenda Roseira na noite deste domingo, 08/08