Conferência foi interrompida no último dia 13, devido a atrasos nos debates e votações, além das dificuldades na participação online

14 Conf 2 dia 13 08Plenária Final, realizada em 13/08, aprovou a suspensão dos trabalhos e continuidade em outro dia - Foto: Reprodução | vídeo no canal da 14ª Conferência

A Plenária Final da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social será finalizada nesta quinta-feira, 26/08, com as votações dos Eixos 1 e 2, votação das moções e eleição de Delegados para a Conferência Estadual. A 14ª Conferência tinha sido programada para acontecer nos dias 12 e 13/08, com encerramento previsto para as 14h30 do segundo dia.

A interrupção da Plenária Final aconteceu por volta das 17h do dia 13, após a votação da proposta de suspensão dos trabalhos. Neste dia, os grupos de trabalho discutiram os cinco eixos da Conferência, analisando o que tinha sido aprovado na conferência anterior (13ª, realizada em 2019) e debatendo propostas.

"Esse processo é complexo, denso e muito importante, por conta disso se mostrou mais demorado do que o previsto pela programação. Diante disso a Plenária Final iniciou-se com atraso. Realizou-se a votação das deliberações dos eixos 3, 4 e 5, e diante da perspectiva de mudança da programação para garantir a participação de todos, votou-se pela extensão da conferência em mais um dia", divulgou o Conselho Municipal de Assistência Social, que coordena a 14ª Conferência.

Assim, pós reagendar o uso da plataforma Zoom, o terceiro dia da conferência foi marcado para 26/08, a partir das 9h. O formato, segundo o Conselho, será o mesmo dos dias anteriores.

Participação
De acordo com uma nota publicada pelo Coletivo Trabalhadores em Luta (CTL), no dia 16/08, na momento de decisão sobre a reprogramação das atividades, inicialmente a coordenação do evento apresentou a proposta de "interromper a votação das deliberações dos eixos e antecipar a eleição para delegadas/os, visto que já se aproximava das 17:00h e os polos (que estavam organizados para garantir a participação de usuárias/os) estavam prestes a fechar, bem como as/os usuárias/os precisavam retomar seus afazeres, uma vez que o horário estava demasiadamente estendido".

Após esta proposta, conforme relata o Coletivo, "trabalhadores e usuárias/os da assistência social problematizaram e reivindicaram a importância de garantir a participação de todes em todos os processos da conferência, defendendo que a participação das/os usuárias/os é indispensável".

A proposta de interrupção imediata das das atividades e marcação de um outro dia foi, então, apresentada e votada: 136 participantes votaram a favor, 34 votaram contra, e 9 optaram pela abstenção.

"Apesar dos limites apresentados pela forma digital da conferência deste ano, o adiamento da Conferência Municipal de Assistência foi uma ação acertada, reivindicada pelos/as trabalhadores/as e usuários/as, no sentido de garantir que a discussão e a participação aconteçam de maneira mais qualitativa e com o maior número de sujeitos possível", conclui o documento assinado pelo CTL.

Mais informações e materiais sobre a 14ª Conferência: Conferência 2021

Assista ao vídeo completo do 2º dia da Conferência: Plenária de 13/08
Confira o documento do Coletivo Trabalhadores em Luta: A Conferência Municipal da Assistência Social de Campinas foi interrompida

Veja também
12/08/2021 - Mais orçamento e "políticas de Estado", cobra presidente do Conselho de Assistência Social
31/07/2021 - Conselho de Assistência Social prepara 14ª Conferência Municipal, marcada para 12 e 13/08