Moção de apelo aos aos titulares da Saúde e da Assistência Social pede maior empenho no atendimento das demandas da Comunidade Surdé

Mocao Surdos 25 08Documento foi aprovado na reunião do CMS desta quarta-feira - Foto: Reprodução | vídeo da reunião na página do Conselho

"Por maior agilidade na resolução das barreiras de Acessibilidade Linguística e Comunicacional de Pessoas Surdas aos serviços de saúde da rede SUS Campinas". Este é o apelo, aprovado na reunião do Conselho Municipal de Saúde desta quarta-feira, 25/08, dirigido ao Secretário de Saúde, Sr. Lair Zambon e à Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Srª Vandercleya Elvira do Carmo Silva Moro.

A proposta foi apresentada na reunião pela professora Nubia Vianna, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que representa a Universidade no Conselho. Na moção aprovada, o pedido é "por maior celeridade nos trâmites institucionais e maior empenho da gestão na contratação de intérpretes de Libras, na contratação de empresa de acessibilidade e na organização do curso de Libras para profissionais".

Na justificativa, o documento cita, em primeiro lugar, uma decisão da 11ª Conferência Municipal de Saúde (2019) sobre o "acesso e acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos serviços da rede SUS Campinas". Cita também as dificuldades relatadas pela Comunidade Surda em duas reuniões do Conselho (24/03 e 28/04/2021) "que impedem a comunicação plena e efetiva entre usuários(as) e profissionais de saúde e, consequentemente, uma atenção à saúde integral a esta população".

Para resolver tais problemas, o documento lembra que o Conselho Municipal de Saúde aprovou, em sua reunião de 21/06: "a contratação de intérpretes de Libras, ampliando o número deste profissional na Central de Libras de Campinas; e 2) a oferta de curso de capacitação de Libras a funcionários da Rede SUS Campinas".

Além disso, o texto recupera ainda que duas conselheiras se reuniram, no dia 21 de junho, com a gestão municipal do SUS Campinas, ocasião em que se discutiu a "contratação de empresa especializada em acessibilidade para ofertar intérprete de Libras via acesso remoto".

Por fim, a moção aponta "a lentidão da gestão pública em atender às demandas da Comunidade Surda" e apresenta o apelo às duas secretarias municipais.

Confira o texto completo: Moção de Apelo nº 20

Veja também
29/07/2021 - "Contratação imediata e urgente de trabalhadores", recomenda Conselho de Saúde à Prefeitura