"Prêmio Cultura Presente" visa reconhecer atuação nas diversas manifestações culturais; pessoa deve comprovar atividades no setor cultural da cidade há mais de 2 anos

EstacaoCultura 17 11Foto: Luiz Granzotto/Secom Prefeitura

(*Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura)
A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, inscrições para o “Prêmio Cultura Presente”, do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) – 2021.

O prêmio vai beneficiar mais de mil pessoas que vivem da Cultura em Campinas. O prazo para as inscrições é de 17 de novembro a 6 de dezembro, exclusivamente pela internet, no Portal Cultura.

O objetivo do prêmio é reconhecer pessoas físicas e jurídicas atuantes nas artes e nas diversas manifestações culturais, apoiando financeiramente a continuidade de suas atividades. O valor total de prêmios é de R$ 2.230.000,00.

Na edição deste ano do FICC haverá mais facilidade na apresentação de documentos, em especial com a dispensa da apresentação das certidões negativas, já que muitos profissionais do segmento deixaram de pagar alguns dos impostos durante a pandemia.

Além disso, haverá maior valorização da trajetória de quem atua na cultura: em vez de avaliar um projeto, a seleção será baseada na comprovação de que a pessoa já desempenhava funções no setor cultural da cidade há mais de 2 anos. Essas mudanças foram possíveis através de projeto de lei construído junto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e aprovado na Câmara Municipal.

“Essa medida vai facilitar não só a retomada econômica da cidade, mas principalmente a retomada do setor cultural de Campinas. Foi uma saída inteligente, fantástica e ressalto, aqui, a importante participação do Conselho na elaboração deste projeto”, disse o prefeito, na ocasião da apresentação das alterações do FICC 2021.

Mais informações: Prêmio Cultura Presente - FICC

Veja também
08/10/2021 - Publicada lei que altera o Fundo de Investimentos Culturais; edital sai ainda este ano
16/08/2021 - Uma vitória de todos os fazedores de cultura, diz Andrea Mendes sobre as mudanças na lei do FICC