Grupo de novas lideranças comunitárias já conseguiu apoio de mais de mil pessoas na luta por infraestrutura e equipamentos para a praça da avenida principal do bairro

Evento 1 07 11Evento "Nóis na Praça" foi realizado no domingo, 07/11, no local em que as melhorias devem ser feitas

"A reivindicação é que a praça tenha academia ao ar livre, com mesinhas e bancos, tudo já de cimento, bebedouro de água, melhorar o parquinho, porque só tem o balanço e a gangorra e não estão num estado bom, então a gente pede também para revitalizar esses brinquedos e trazer mais brinquedos novos, como um gira-gira, um escorregador e lixeiras".

Quem explica é Tatiana Delatesta, moradora do Jardim Mirassol e integrante do Comunidade Conectada, grupo da Região Norte da cidade que foi criado durante o processo de formação de lideranças intitulado Projeto LiderAção, desenvolvido pela Ong Minha Campinas em parceria com a Feac.

Tatiana mora no Jardim Mirassol desde que o bairro foi criado, há 15 anos. Com 237 casas e cerca de 11 mil moradores, até agora não tem qualquer equipamento público, conforme lembra a moradora: "quando o bairro foi apresentado para nós, na planta, para a gente comprar os lotes e começar a construir as nossas casas, eles falaram em academia ao ar livre, Centro de Saúde, escola, e nada disso foi construído aqui".

Para Washington da Conceição Moura, outro morador do Jardim Mirassol que faz parte do grupo Comunidade Conectada, a praça vai servir também para  os moradores dos bairros vizinhos, que, muitas vezes vêm até o local. "Como o bairro é tranquilo, eles vêm praticar esportes aqui, vêm fazer corrida, vêm andar de bicicleta, então a praça vai se tornar um outro espaço para uso deles também".

Mas, segundo ele, vai precisar também de um zelador ou vigia. "Porque fizeram no Taquaral, eu acompanhei no Taquaral, só que, infelizmente, a do Taquaral já está estourada. Não adianta a gente colocar uma academia ao ar livre aqui e não ter os cuidados", argumenta.

Lembrando do fato de a pandemia estar "diminuindo", Washington diz que agora é o momento de tocar o projeto para frente. Ele conta que o espaço da praça, onde os moradores querem a instalação dos equipamentos, já tem um projeto que foi feito em 2018/2019, só que "a pandemia chegou, e aí não deu para a gente fazer mais nada".

Na mobilização chamada de "Nóis na Praça", o Grupo Comunidade Conectada criou uma página na internet para explicar a importância da reivindicação e coletar assinaturas de apoio (abaixo-assinado virtual), fez divulgação no bairro com um carro de som, promoveu um evento no espaço em que deve ser estruturada a praça e realizou também um abaixo-assinado no papel durante o evento e nos dias seguintes.

Evento 2 07 11Moradores assinaram, durante o evento, documento a ser entregue à Secretaria do Esporte e Lazer 

Emenda parlamentar
As lideranças relataram que existe uma emenda parlamentar, "através de um deputado federal", que destina recursos para melhorar áreas de esporte, áreas recreativas e de lazer na cidade de Campinas. Assim, não seria "por falta de dinheiro" que as melhorias na praça poderiam não ser feitas.

O Informa Campinas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para solicitar informações sobre a emenda parlamentar. Por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria enviou a seguinte nota:

"A cidade recebe recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas à infraestrutura de esporte. As emendas podem ser federais ou estaduais, e os valores variam. Há solicitação de área de lazer para esse bairro, com possibilidade de uso de emenda. O processo está em análise pelo Governo Federal".

Sobre a possibilidade de a Prefeitura utilizar recursos póprios para atender à reivindicação do Jardim Mirassol, a Secretaria disse: "Este ano já foram utilizados recursos de emendas parlamentares, junto a recursos próprios, em algumas obras de reforma ou construção de áreas de esportes e lazer. Em outras, somente recursos próprios".

Primeira mobilização
A mobilização em busca das melhorias na praça do Jardim Mirassol é a primeira feita pelo grupo Comunidade Conectada. Durante os primeiros três meses em que o Grupo esteve no "ciclo de formação" do projeto LiderAção, surgiram nove propostas de reivindicações nos bairros da região (Jardim Mirassol, CDHU San Martin, Vila Paula e Vale do Sol).

As cinco novas lideranças comunitárias que integram o grupo decidiram começar pela praça do Mirassol, entendendo que outras lutas serão organizadas na sequência. No San Martin, por exemplo, além do pedido para aumentar a frota de ônibus, outras necessidades também estão presentes.

"No CDHU também tem várias coisas para reivindicar, a região toda precisa de várias coisas, mas como é um pedido coletivo, decidido entre todos, a maioria venceu, que foi pela praça aqui, porque tem que começar por algum lugar, e serve de formação também para nós", diz Maria Adriana Rodrigues Silva, moradora do CDHU San Martin e membro do Comunidade Conectada.

Realizar uma ação que possa ajudar os moradores do território em que moram os/as integrantes do grupo faz parte do processo de formação de lideranças realizado pelo projeto LiderAção. A "ação" deve ser feita na segunda etapa do processo, no período de acompanhamento, que dura 12 semanas.

Adriana diz que o processo todo de formação tem sido muito útil e enriquecedor: "porque tem que conhecer como funciona a relação com a Prefeitura, para quem pede, como pede, a gente aprendeu a escrever ofício, fazer pedido de água na Sanasa, a Sanasa doou a água para o evento, pedidos de doações no comércio da região que a gente recebeu também, a gente aprendeu tudo isso, é bem legal".

É o que pensa também Roseli Maria da Silva Mello Azedias, outra participante do grupo. Moradora da ocupação da Vila Paula, Roseli conta que "sempre quis fazer isso", principalmente desde que a ocupação passou por um incêndio e uma enchente, um ano atrás, quando 25 casas foram atingidas e toda a Vila (cerca de 250 famílias) ficou em situação ainda mais precária.

"A Minha Campinas me ajudou a saber para onde eu ir, porque eu tinha muita vontade de fazer as coisas e não sabia para onde ir, quem procurar, e assim procurar pessoas para me ajudar. Eu tenho umas ideias, e a Minha Campinas foi maravilhosa na minha vida. Eu estou muito animada, foi o que eu pedi no grupo, que eu queria continuar", revela Roseli.

Praca 3 07 11Praça fica na esquina da Av. José Carlos do Nascimento Simão com a Carlos Belucci
 
Praca 1 07 11Moradores pedem também manutenção nos balanços e gangorra e instalação de mais brinquedos infantis
 
Evento 3 07 11Tatiana diz que outras mobilizações são necessárias no Jardim Mirassol, que precisa principalmente de um Centro de Saúde, porque o do San Martin está sobrecarregado

Mais informações
Nóis na Praça
Projeto Lideração
Minha Campinas
Feac

Veja também
05/10/2021 - Coletivo Mobiliza Satélite busca participação popular para lutar por melhorias no bairro