Formado pelo Projeto Lideração, da Ong Minha Campinas e Feac, coletivo já conseguiu melhorar o transporte coletivo no São Judas Tadeu

Mobiliza Satelite 22 09Turma do Satélite Íris na atividade final da formação, em 22/09 - Foto: Gama Produtora Audiovisual

"Muita coisa eu acreditava que precisaria dos vereadores para serem resolvidas e, depois desse projeto, percebi que eu e o coletivo podemos mobilizar e transformar", conta Danilo Santos Nascimento, do coletivo Mobiliza Satélite. Danilo, que é assistente social e trabalha como Cuidador Social no CEI Padre Santi Capriotti, participou do Projeto Lideração, juntamente com outras oito pessoas do Satélite Íris.

Realizado pela Ong Minha Campinas em parceria com a Feac, o Lideração é um projeto que tem como objetivo, segundo Viviane Junta, "fortalecer habilidades em lideranças comunitárias para que elas consigam trazer transformações concretas para o território no âmbito dos seus direitos e das políticas públicas". Viviane trabalha com formação e mobilização na Minha Campinas, sendo uma das responsáveis pelo Projeto Lideração.

O Satélite Íris foi o bairro que formou a primeira turma do Lideração em 2021, após passar por 12 encontros de duas horas no chamado "ciclo de formação" e por mais 12 encontros de duas horas na fase de acompanhamento. Turmas de outros três bairros - Dom Gilberto, Vida Nova e San Martin - estarão concluindo sua formação em dezembro.

"A gente selecionou os bairros a partir da situação de vulnerabilidade" e também com base na relação que a Minha Campinas já tinha com a comunidade, porque "precisávamos fazer o levantamento de pessoas que potencialmente seriam lideranças ali no bairro, que só faltava dar um empurrãozinho para se tornarem lideranças", explica Viviane.

Além dos encontros de formação, o Lideração oferece três "incentivos" para cada grupo durante a participação no projeto: o "fundo semente", de R$ 2.000 para custear as ações de mobilização realizadas; o "auxílio conexão", uma ajuda mensal para garantir que todos tenham conectividade; e o empréstimo de computadores, para que todos possam fazer chamadas de vídeo.

"Transforma São Judas Tadeu"


Reuniao SetranspReunião com o secretário de Transportes Vinícius Riverete - Foto enviada por Danilo Santos Nascimento

Nos 12 encontros iniciais do Lideração são tratados temas como democracia e participação, direitos humanos, Constituição Federal, entre outros. Ao mesmo tempo, os/as participantes já vão pesquisando um problema no bairro com vistas a criar ações de mobilização que resultem em sua solução. No caso do Satélite Íris, o grupo formou o coletivo Mobiliza Satélite, pesquisou no bairro e decidiu enfrentar o problema da mobilidade no São Judas Tadeu.

"Escolhemos abordar a questão da linha 239, que não percorria todo o bairro São Judas Tadeu, deixando desfavorecida uma grande parte de sua população e ferindo o direito de ir e vir do cidadão, no que se refere ao transporte público", relata Danilo Santos Nascimento, lembrando que o primeiro passo foi fazer uma petição por e-mail, encaminhada para o secretário de Transportes, Vinícius Riverete.

De acordo com a página "Transforma São Judas Tadeu", criada pelo Mobiliza Satélite com o instrumental e a capacitação feita pela Ong Minha Campinas, foram mais de 400 e-mails enviados ao Secretário de Transportes, pedindo a mudança no trajeto da linha 239. Ao mesmo tempo, outras ações foram realizadas no bairro: "fizemos também um abaixo assinado físico que foi protocolado e entregue em mãos para o secretário na reunião marcada por ele na Emdec", afirma Danilo.

Resultado: a campanha "Transforma São Judas Tadeu" foi vitoriosa. Os moradores do Satélite Íris e Jd. São Judas Tadeu conseguiram a mudança no itinerário do ônibus, que passou a ter mais três pontos no interior do bairro. Assim, conforme destaca Danilo, as pessoas passaram a não precisar mais subir ladeiras para ter acesso à linha de ônibus, o que beneficiou principalmente "trabalhadores, pessoas idosas e com deficiências que enfrentavam este problema diariamente".

Mobiliza Satélite


Primeira reuniao MSPrimeira reunião do grupo, já como Mobiliza Satélite - Foto enviada por Danilo Santos Nascimento

Viviane Junta, da Minha Campinas, conta que a etapa de "acompanhamento" acontece após o lançamento da campanha de incidência pública. Neste período de 12 semanas, segundo ela, a Minha Campinas continua com o grupo, "orientando e trazendo reflexões para alcançar o pedido ou melhorar habilidades da liderança e da organização do grupo".

Nos encontros de acompanhamento do coletivo Mobiliza Satélite, um dos temas tratados foi a comunicação não violenta, com a participação de uma especialista na área, visando contribuir com as relações no grupo. Na avaliação de Viviane, a turma do Satélite Íris alcançou o resultado muito rápido: "então, no acompanhamento, ficamos pensando mais na continuidade do grupo, em problemas que poderiam ser alvo de novas ações".

Para Danilo, após a conclusão do processo de formação, o Mobiliza Satélite vai continuar atuando no bairro com os instrumentais da Minha Campinas, por exemplo, as petições por e-mail. Conforme o seu relato, um primeiro passo importante foi a reunião do Mobiliza Satélite com a "velha guarda" do bairro.

"Ouvimos os relatos de pessoas que lutaram no passado para que o Satélite Íris hoje tivesse estrutura mínima para vivência. E, hoje, seguiremos os sonhos deles, trazendo novos protagonistas para essa história de luta e transformação", revela Danilo. Segundo ele, neste momento o grupo está ajudando um novo projeto vinculado à Feac, junto com o Roda de Aprendizagem, que tem à frente Alexandre Randy.

É um projeto que trabalha com as crianças, explica Danilo, "tendo como objetivo transformar a comunidade em que vivem, pois, se um lugar é bom para as crianças, será bom para qualquer pessoa". Além disso, o Mobiliza Satélite está também criando novas petições por e-mail, para reinvindicar o retorno do transporte escolar em alguns pontos do bairro, dentre outras demandas: "estaremos sempre nas ruas, buscando a participação popular".

Mais informações:
Página do Mobiliza Satélite
Página do Projeto Lideração
Site da Minha Campinas
Reportagem no site da Feac

Veja também
31/08/2021 - "É preciso estourar a própria bolha", diz a coordenadora do Coletivo de Mulheres Lideranças
01/09/2021 - Equipe de comunicação da Kamuri faz a diferença na divulgação da cultura e lutas indígenas