A menos de 10 dias do segundo turno das eleições municipais, carta compromisso continua esperando assinaturas dos dois candidatos

  

"Acesse o site da Campanha e pressione os candidatos", é a chamada do Coletivo de Ciclistas de Campinas (Cocicam) em sua página no Facebook, informando que, por enquanto, nenhum dos dois candidatos ao cargo de Prefeito assinaram a Carta Compromisso.

"Será que eles não precisam dos votos de quem anda pela cidade no dia-a-dia? Ou será que eles não querem se comprometer com a mobilidade sustentável?", pergunta o Cocicam.

Na véspera do primeiro turno, 10 candidatos e candidatas ao legislativo tinham assinado a carta. De acordo com o site da campanha, feito pela ONG Minha Campinas, dos vereadores eleitos, apenas três assinaram: Cecílio (PT), Mariana Conti (PSOL) e Paulo Búfalo (PSOL).

Entre os candidatos e candidatas a prefeito no primeiro turno, seis selaram o compromisso: Alessanda Ribeiro (PCdoB), Delegada Terezinha (PTB), Dr. Hélio (PDT), Pedro Tourinho (PT), Rogério Menezes (PV) e Rogério Parada (PRTB).

Campanha
A Carta Compromisso para a Mobilidade Sustentável em Campinas foi lançada no dia 26 de outubro pelas entidades "Coletivo de Ciclistas de Campinas", "Massa crítica Campinas", "Bike Anjo Campinas", "Cidadeapé", "Como Anda", "Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor" e "UCB - União de Ciclistas do Brasil".

Além da contribuição destes grupos, uma consulta pública divulgada em redes sociais, recolheu sugestões da população: "Estamos construindo uma carta compromisso e queremos que ela represente a população da nossa cidade, para isso, preparamos uma consulta pública para recebermos suas demandas e propostas com relação ao tema", dizia a chamada.

O anúncio de que Campinas estava se juntando à campanha nacional "Mobilidade Sustentável nas Eleições" foi feito em 05 de outubro. Objetivo: "colocar a mobilidade sustentável em pauta e também na agenda das candidaturas à Prefeitura e à Câmara Municipal".

Documento
A proposta de carta compromisso buscou responder a questão: "O que um programa de governo ou de mandato comprometido com a mobilidade sustentável deve buscar?".

Segundo o documento, entre os doze pontos que resumem as diretrizes para a construção de uma resposta a esta pergunta está desde a garantia de participação social na gestão da mobilidade urbana até a acessibiliadde nas infraestruturas e serviços de mobilidade, assim como o "desincentivo" do uso de carros individuais (veja abaixo a reprodução dos doze pontos).

Especificamente para Campinas e Região Metropolitana, a Carta Compromisso apresenta as proposta divididas em oito áreas:
Gestão da mobilidade urbana
Mobilidade a pé
Mobilidade a bicicleta
Transporte público
Segurança viária
Saúde e qualidade do ar
Educação e participação
Específicas para Regiões Metropolitanas e cidades grandes.

Leia e baixe o texto completo do documento: Carta Compromisso para a Mobilidade - Campinas

Diretrizes gerais da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

  1. Elaborar o Plano de Mobilidade Urbana seguindo os princípios de priorização dos modos ativos e coletivos de deslocamento (Política Nacional de Mobilidade Urbana), independentemente do tamanho do município, desencadeando um processo contínuo de planejamento e gestão participativa da mobilidade.
  2. Estabelecer os mecanismos para garantir a participação social na gestão da mobilidade urbana.
  3. Reduzir as desigualdades territoriais e sociais através de políticas para ampliar o acesso a oportunidades (redução de tempos de deslocamentos, modicidade de tarifa etc.).
  4. Promover a integração dos sistemas de transporte e políticas de mobilidade com o planejamento de uso do solo, o desenvolvimento urbano e o desenho do espaço construído.
  5. Implantar medidas físicas e de gestão para acalmar o trânsito e reduzir as mortes.
  6. Garantir condições de acesso universal a todas as infraestruturas e serviços de mobilidade, que não exclua pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (idosos, crianças, gestantes, entre outros grupos).
  7. Promover ações para garantir infraestrutura para circulação de pedestres, com calçadas e travessias amplas, acessíveis seguras.
  8. Implementar infraestrutura e equipamentos para incentivar a mobilidade por bicicleta.
  9. Melhorar o transporte público coletivo, assegurando cobertura geográfica, modicidade tarifária e qualidade do serviço.
  10. Desincentivar os deslocamentos por carros individuais.
  11. Reduzir a poluição ambiental e sonora e a emissão de gases de efeito estufa.
  12. Integrar planejamento e gestão de transporte de cargas e de passageiros.

Mais informações:
Página do Cocicam
Página da campanha