A apresentação do Guia, feita por membros do Projeto "Conviver para Incluir", integrou a programação do MPT-Campinas no Reconecta

 Aline Figueiredo, Coordenadora do Projeto Conviver para Incluir, organizou o processo coletivo de criação do Guia

O Guia foi construído, desde o início do ano, pela rede de serviços que atende as pessoas com deficiência em Campinas, disse a psicóloga Regiane Alves Costa Faya, ao iniciar a apresentação do material.

Segundo Regiane, que é coordenadora do Programa de Mobilização para Autonomia, da Fundação FEAC, o material vem mostrar quais são os serviços existentes para este setor da sociedade: "seja para a pessoa com deficiência, seja para os familiares, ou para as empresas, para que elas possam conhecer e buscar apoio também quando necessário".

Sobre a rede de serviços de atendimento à PcD em Campinas, Regiane explicou que é dividida em três grandes políticas: de saúde, de educação e de assistência social. Nas três áreas existe atuação tanto dos serviços públicos como de organizações da sociedade civil.

Na política de saúde se encontram os serviços de diagnóstico e de reabilitação, nos casos da deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência física, seja criança ou adulto. "A gente só não tem um serviço específico para fazer reabilitação no âmbito da saúde para deficiência visual em Campinas", destacou Regiane.

Na política educacional, as escolas públicas regulares atendem aos alunos com e sem deficiência, sendo que várias delas oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. As Organizações da Sociedade Civil também fazem o AEE, afirmou Regiane, lembrando que "esse é um direito do estudante, para que possa trabalhar suas potencialidades e, assim, consiga se desenvolver melhor na escola". Além destas, Campinas tem também duas organizações que atuam na modalidade de escola especial, atendendo apenas pessoas com deficiência.

Já a política de assistência social visa a garantir a proteção social das pessoas, prevenir as situações de agramento da vulnerabilidade, lidar com o enfrentamento da violência, "e aí também fica muito forte a questão do empoderamento para que conheçam seus direitos", enfatizou a psicóloga.

De acordo com ela, praticamente todas as organizações da sociedade civil executam o chamado serviço complementar, ou seja, "isso que eu trago de poder trabalhar essa questão do direito dessa pessoa com deficiência, trabalhar com essa família".

Construção do Guia
O Projeto Conviver para Incluir, desenvolvido pelo Centro Educacional Integrado "Padre Santi Capriotti" (CEI) em parceria com a Fundação FEAC, foi criado com o objetivo de aumentar a inclusão da PcD no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Logo no seu início, no entanto, veio a pandemia, e os serviços pararam de funcionar.

É neste momento, então, que surge, numa reunião online da rede de serviços, a proposta de fazer algo para que as pessoas possam conhecer melhor os serviços de atendimento às PcD, entender seu funcionamento e acessar mais. Assim, surge a ideia do Guia, com informações sobre quais serviços estão disponíveis, o que cada um faz e qual é o contato.

Segundo Aline Figueiredo, pedagoga e assistente social, Coordenadora do Projeto Conviver para Incluir, a ideia inicial era que as próprias entidades e organizações pudessem conhecer todos os serviços que integram a rede de atendimento às PcD em Campinas, como cada um atua nas políticas de saúde, educação e assistência.

"Para que, cada vez mais, a gente pudesse articular essa rede e pensar esses processos de inclusão e efetivação do acesso das PcD nesses equipamentos", lembra Aline, contando que assumiu então a tarefa de organizar o Guia, juntamente com o fisioterapeuta Ítalo Amaral, assistente do Projeto Conviver para Incluir.

Ela relata que a construção do Guia foi iniciada com a participação de 17 organizações, e todo o processo da elaboração do material foi coletivo: "nós nos reuníamos por chamada de vídeo a cada 15 dias aproximadamente, e a cada encontro fazíamos as sugestões de layout e das informações que deveriam constar nesse material".

O lançamento do Guia de Serviços para atendimento da Pessoa com Deficiência em Campinas aconteceu no final da tarde do dia 04 de dezembro, durante a programação do MPT-Campinas no Reconecta. O evento nacional online promovido pelo Ministério Público do Trabalho foi realizado nos dias 03 a 05 de dezembro.

Link para baixar o Guia: https://drive.google.com/file/d/1aSWv5SMqRhJSsN3ZGhri-2xwSC665lJi/view

Mais informações
Site do CEI: https://www.ceicampinas.org.br/2020/12/02/guiapcd2020/
Site da FEAC: https://www.feac.org.br/

Veja também
MPT-Campinas debate os impactos da pandemia na inclusão de pessoas com deficiência
Programação completa do Reconecta: https://reconecta.mpt.mp.br/
Vídeo com todas as apresentações e debates da tarde do dia 04/12: https://www.youtube.com/watch?v=IE-jfV-bGgA&feature=emb_logo