Sindicato dos Bancários anunciou na tarde desta terça-feira, 06/07, que a categoria entrou no Plano Nacional de Imunização (PNI)

Bancarios no PNI 06 07Foto: Reprodução | vídeo na página do Sindicato dos Bancários

"Parabéns para nós, essa é a lição que fica: como sempre, quem se organiza se sai melhor", disse a presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Ana Stela, em vídeo dirigido à categoria, na tarde desta terça-feira, 06/07. Stela se referia ao anúncio feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que as categorias de bancárias/os e trabalhadoras/es dos Correios foram incluídas entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

A presidente do Sindicato explicou que a decisão do Ministério da Saúde foi resultado de várias ações, desde o pedido da Confederação (Contraf-Cut) e de parlamentares até as reuniões dos sindicatos com prefeitos e governadores. Na região de Campinas, representantes da categoria atuaram junto aos prefeitos das cidades que fazem parte da base do Sindicato.

No dia 23 de junho, em reunião com diretores do Sindicato, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assumiu o compromisso de encaminhar à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo o pedido para incluir a categoria, como prioritária, no Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19.

"Foi um trabalho grande, mas finalmente conseguimos. Então, a partir da semana que vem já devemos ter as regras de como fazer para estarmos todos sendo vacinados com prioridade, porque o nosso trabalho é essencial", comemorou Ana Stela. Segundo ela, quem está "ali na linha de frente, todo dia lá atendendo o público" sabe o que tem acontecido na categoria bancária, o número de mortos, o número de infectados".

De acordo com a divulgação feita pelo site da Contraf-Cut, até o final dessa semana, será formalizada pelo Ministério da Saúde a inclusão de bancárias/os e trabalhadoras/es dos Correios entre as prioridades para a vacinação contra a Covid. "O Ministério receberá as informações da distribuição da categoria pelos estados para encaminhar as doses de vacina para serem aplicadas nos postos e unidades de saúde de cada local, a partir da semana que vem", informou a Contraf.

Veja também
23/06/2021 - SindiTD repudia anúncio de emprego de governanta que exige pessoa vacinada contra Covid
22/03/2021 - Sindicato dos Bancários pede apoio de Dário para diminuir confusão em horários dos bancos