Último boletim sem mortes tinha sido divulgado em dezembro, no dia 17; dado é reflexo das ações que vêm sendo realizadas na cidade

Vacina 22 10Foto: Arquivo Secom Prefeitura

(*Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura)
Nas últimas 24 horas, Campinas não teve registro de nenhum óbito por covid-19. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira, 22 de outubro, pela Secretaria de Saúde, no Boletim Epidemiológico, que traz dados sobre a pandemia. A última divulgação sem óbitos foi em 17 de dezembro de 2020.

"É uma vitória de Campinas, que, graças aos nossos profissionais de saúde e à colaboração da população, está sendo referência no atendimento às pessoas nesta pandemia e na vacinação, o que é fundamental para chegarmos a este resultado", disse o prefeito Dário Saadi.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, também comemorou a notícia e contextualizou como o município chegou a este número. "É um grande avanço, fruto de todas as medidas que foram adotadas pela cidade, como obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos".

Além das medidas não farmacológicas, outro fator que contribui muito para queda no número de internações e de óbitos é o avanço da vacinação. Hoje, 84% da população já tomou a primeira dose da vacina.

"O fato de hoje não haver óbitos em uma cidade de mais de 1,2 milhão de habitantes é fruto de muito trabalho. Não diria que é uma sensação de vitória, por respeito aos familiares que tiveram perdas, e sim uma sensação de alívio de estamos vencendo a maior tragédia nos últimos 100 anos", disse o secretário de Saúde, Lair Zambon.

Outro fator que, segundo a diretora do Devisa, também contribui para o cenário atual de Campinas, é o trabalho do Comitê da Covid-19, formado por várias secretarias e que definiram todas as medidas adotadas no combate à pandemia.

Dados da vacinação na cidade
Em Campinas, já foram aplicadas 1.801.699 doses de vacina contra a covid-19 em Campinas, sendo 941.670 de primeira dose, 800.811 de segunda dose e dose única e 59.218 de dose adicional.