Inicialmente, 30 jovens de 14 a 19 anos poderão fazer os cursos; CCP atende 367 crianças e adolescentes com deficiência motora e neurológica

Ceprocamp CCP 26 07Foto: Fernanda Sunega/Secom-Prefeitura

(*Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas)
A Fumec-Ceprocamp estabeleceu parceria inédita, nesta segunda-feira, 26 de julho, com a Casa da Criança Paralítica (CCP) para oferecer cursos de qualificação profissional a pacientes da instituição. O foco é a inclusão social deste público no mercado de trabalho. Inicialmente, 30 crianças e adolescentes serão contemplados.

“Tenho certeza que esse projeto será um marco na Educação Especial profissionalizante. É fundamental que esses alunos tenham acesso a um conhecimento que esteja em consonância com o mercado”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

No Brasil, apenas 441 mil pessoas com deficiência estão colocadas formalmente no mercado de trabalho. O número representa menos de 1% da população, de acordo com o IBGE. Uma das razões desse percentual tão baixo é a falta de mão de obra qualificada.

“Estamos sensíveis às demandas deste mercado de trabalho. Nós também estamos sendo procurados por esse público. No primeiro semestre deste ano, tínhamos 3 alunos com deficiência. Para as próximas turmas estamos com 40 matriculados, além dos 30 pacientes da CCP”, disse o gestor do Ceprocamp, Laderlei Marangoni.

Os cursos terão início em agosto. As aulas serão ministradas para jovens com idade entre 14 e 19 anos, na própria instituição, em salas preparadas para receber cada aluno dentro de suas especificidades.

“Incluir é inserir no mercado de trabalho. Esses pacientes têm direito à cidadania, ao reconhecimento pela sociedade e estamos aqui para fazer essa preparação”, afirmou o secretário de Educação José Tadeu Jorge.

“Entendemos que as pessoas com deficiência têm as mesmas condições de igualdade que as demais”, disse o presidente da instituição, Jonas Lobo.

A CCP é uma entidade sem fins lucrativos que oferece tratamento para 367 crianças e adolescentes com deficiência motora e neurológica.

Ceprocamp
A Fumec-Ceprocamp oferece 26 cursos de qualificação profissional e 6 técnicos. A Fumec também disponibiliza a Educação de Jovens e Adultos (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), voltada às pessoas a partir dos 15 anos que não possuem estudo ou com baixa escolaridade. A Fumec-Ceprocamp tem 4.506 alunos matriculados, sendo 2.258 no Ceprocamp.

Veja também
05/12/2021 - Centro Educacional Integrado lança Guia de Serviços para atendimento da Pessoa com Deficiência