Organizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), da Unicamp, o II Seminário do OiA acontece na quinta, 16/06, às 9h

Seminario OIA 16 06Imagem: Divulgação NEPP

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), por meio do Observatório da Infância e da Adolescência (OIA), organiza, dia 16 de junho, às 9h, o seminário virtual "Articular e qualificar as redes de proteção voltadas à garantia de direitos das crianças e adolescentes".

O encontro, que está sob a responsabilidade de Stella Maria Barberá da Silva Telles, pesquisadora do NEPP, será transmitido no Youtube da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). O público-alvo do evento são professores, pesquisadores, alunos, gestores e interessados no tema.

Os convidados para o bate-papo virtual são os seguintes: Regina Célia Mioto, Carol Velho e Paulo Vicente Bonilha Almeida.

RESUMO
Diante do agravamento do quadro de desigualdade social exposto pela pandemia, percebe-se que as equipes profissionais, quando existentes, passam por uma pressão muito intensa, visto terem de articular sua rede de proteção com as orientações das políticas públicas que nem sempre se coadunam.

Com isso, a intervenção mais direta com as famílias fica bastante prejudicada diante das condições reais em que elas se encontram, considerando também a realidade de muitos frentes ao agravamento da fome – muitas apontam que suas necessidades hoje estão muito ligadas à sobrevivência e muitas vezes agravadas por questões de saúde mental.

Esse quadro, de cenário bastante precário, apresenta aumento e sobreposição de riscos, o que acarreta a ampliação da desigualdade, do aumento dos invisíveis, dos postos à margem, dos informais... Acrescido, ainda, do grave aumento da violência, atingindo mulheres, idosos e crianças que, em seus próprios espaços familiares, se veem violados em sua integridade e em seus direitos mais básicos.

A proposta do II Seminário do Observatório da Infância e da Adolescência da Unicamp – OiA é fazer uma reflexão sobre a dimensão da execução das políticas públicas e contribuir para a construção de práticas intersetoriais.

O Seminário é apoiado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp, Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, FCA e NEPP.

Outras informações no site do NEPP ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (Autor: Hélio Costa Júnior)

Veja também
30/03/2021 - Observatório criado pela OAB Campinas visa enfrentar violência contra crianças e adolescentes
10/02/2021 - Comissão da Câmara pede mais verbas e mais serviços públicos para criança e adolescente