São 8,4 km de corredores no total, incluindo cinco viadutos, um terminal (Terminal Mercado) e oito estações BRT

Entrega BRT 30 09Foto: Manoel de Brito/Secom-Prefeitura

(*Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura)
O prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, participou, com os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma, da entrega do trecho inicial do corredor Campo Grande e do corredor Perimetral do BRT (Bus Rapid Transit) Campinas, na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro. As autoridades e convidados reuniram-se na Rua Marquês de Três Rios, esquina com a Rua Francisco Elisiário, Bonfim, onde está o Viaduto Estaiado, o primeiro da cidade.

“Esta obra impacta as maiores regiões da nossa cidade, os distritos do Campo Grande e do Ouro Verde. É uma das maiores obras de mobilidade do país, vai melhorar muito a condição de transporte e de trânsito em Campinas. Várias intervenções executadas por conta do conjunto de obras já estão melhorando a fluidez do trânsito de maneira geral.”, disse o prefeito em exercício, Wanderley de Almeida.

Foram entregues 8,4 km de corredores no total, sendo 4,3 km do corredor Campo Grande e 4,1 km do corredor Perimetral, que liga os corredores Campo Grande e Ouro Verde. Na entrega desta quinta-feira, também estão incluídos cinco viadutos, um terminal (Terminal Mercado) e oito estações BRT. O valor da construção é de R$ 95,2 milhões.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou a importância do investimento em infraestrutura para atender à população: “Esta obra vai proporcionar acesso mais rápido e seguro ao local de trabalho ou de lazer das pessoas, melhorar a qualidade de vida.”

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que os assuntos tratados nas Pastas de Desenvolvimento Regional e de Cidadania se integram “para melhorar a vida das pessoas”.

Também participaram do eventoos secretários municipais de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; de Transportes, Vinícius Riverete; de Finanças, Aurílio Caiado; de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; o presidente da Emdec, Ayrton Camargo; deputados federais, secretários nacionais; vereadores; e prefeitos de outras cidades.

Sobre as entregas
As obras iniciaram no segundo semestre de 2017. Os corredores do BRT possuem pavimento rígido (concreto); iluminação de led; embarque em nível (altura de 95 cm); acessibilidade; e uso da tecnologia ITS (sistemas de transporte inteligentes).

O trecho 1 do corredor Campo Grande vai da região central à Vila Aurocan e inclui o primeiro Viaduto Estaiado de Campinas, com estrutura de 118 metros de extensão, 40 metros de altura e 36 cabos conectados ao mastro. O viaduto interliga a estação rodoviária ao trecho 1 do corredor BRT Campo Grande, passa sobre a Avenida Barão de Itapura e sobre a alça de saída dos terminais rodoviário e metropolitano. O corredor Perimetral, que interliga os corredores Campo Grande e Ouro Verde, vai da Vila Aurocan até o Campos Elíseos.

O consórcio Corredor BRT Campinas (D. P. Barros; Trail; Arvek; Enpavi; e Pentágono) é o responsável pelas obras. O BRT Campinas terá, no total, três corredores: Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral, que somam 36,6 km de corredores exclusivos, 36 estações, 18 pontes e viadutos e sete terminais. Serão beneficiadas cerca de 450 mil pessoas. O BRT estará totalmente concluído em junho de 2022. Até agora, 95% das obras estão finalizadas. O custo inicial contratado é de R$ 451,5 milhões.