Para coordenador do Pé na Estrada Bike Clube, proposta da Setransp/Emdec precisa incluir trecho do Shopping Parque das Bandeiras

BRT JBD 14 09Viaduto sobre a Rodovia Bandeirantes é o trecho mais importante para a segurança dos/as ciclistas, segundo o coordenador do Pé na Estrada - Imagem: mapa dos corredores do BRT | Divulgação Emdec

A convite da Secretaria de Transportes (Setransp) e Emdec, membros de grupos de ciclistas e do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) participaram de uma reunião para apresentação e discussão de uma proposta de construção de ciclofaixas na região da Av. John Boyd Dunlop (JBD). O encontro aconteceu na sede da Setransp/Emdec no dia 01/09.

"Estão previstas outras reuniões com os ciclistas. Esperamos que este seja um espaço permanente para construção de uma solução definitiva, pois a proposta da Emdec é específica para alguns trechos", disse Irineu Ramos, coordenador do grupo Pé na Estrada Bike Clube, ao Informa Campinas.

A proposta
De acordo com o relato do Pé na Estrada Bike Clube, a proposta apresentada pela Setransp/Emdec prevê implantar três ciclofaixas ao longo da avenida JBD, integradas aos terminais e estações do BRT.

"A primeira ligará o Jardim Florence 2 ao Terminal Satélite Íris, atravessando a Av. Nelson Ferreira de Souza e seguindo pela marginal da John Boyd Dunlop, conectando com a ciclovia Sírius-Pirelli e com a futura ciclovia do Bela Aliança. A segunda, saindo do Jardim Garcia, pela Rua Castelnuovo, subirá a avenida até a estação Londres. A terceira, atravessará a Av. Império do Sol Nascente ligando a ciclovia do Aurélia à estação Unimart", divulgou o grupo.

Irineu esclareceu que, pela proposta, há alguns trechos que permanecerão sem estrutura cicloviária no corredor da John Boyd Dunlop, sendo que "o mais problemático" entre eles é o do Shopping das Bandeiras, no Ipaussurama, que precisa de uma obra no viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes.

"A travessia segura sobre o viaduto é fundamental, porque só existe aquela passagem ligando o Distrito ao centro da cidade", explica Irineu. Segundo ele, existem outros dois trechos que também não estão previstos na proposta da Prefeitura: o trecho entre o Jardim Florence e o Parque Valença e o trecho entre o Jardim Garcia e o Jardim Aurélia.

Conforme divulgou a Emdec, a proposta apresentada levou em consideração três premissas: a integração dos trechos cicloviários com estações e terminais de transporte público coletivo; a proximidade com pontos de interesse, como escolas, serviços e centros de saúde; e a ligação entre rotas de ciclovias.

A partir destas ideias iniciais é que estão sendo planejadas as quatro novas ciclofaixas: "Florence/Pirelli, 4 km; Garcia/Londres, 2 km; Aurélia, 1 km; e Pirelli/Satélite Iris, 700 m (extensões aproximadas)".

Além de Irineu Ramos, segundo a Emdec, também participaram da reunião Lucas Guimarães Felipe, representante da região Noroeste no CMTT e membro do Coletivo de Ciclistas de Campinas, do Bike Anjo Campinas e Massa Crítica Campinas; e Glauco Azevedo, presidente do Ciclo Ativo Campinas e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

Da parte da Setransp/Emdec, participaram o secretário de Trânsito e Transportes, Vinicius Riverete, o presidente da Emdec, Ayrton Camargo, a chefia de gabinete, a gerência de Educação para a Mobilidade e as diretorias de Operações e de Planejamento e Projetos. A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.

Pé na Estrada Bike Clube
O grupo de cicloativistas do Campo Grande surgiu em 2013, "quando alguns ciclistas da região resolveram transformar o pedal em um movimento que luta pelos direitos do ciclista", diz o relato de participantes do grupo no vídeo em sua página no Facebook.

Luta pela ciclovia na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e em todas as regiões de Campinas, "principalmente nas periferias, aonde o pessoal mais utiliza a bicicleta como um meio de transporte". O diferencial do grupo, segundo contam seus membros, é a forte atuação militante: "de fato são inúmeros protestos, manifestações, tanto exclusivos do grupo quanto em conjunto com outros ciclistas da cidade".

Entre as manifestações já realizadas estão a bicicletada pela ciclovia na Avenida Glicério, o protesto pelo bicicletário do Shopping Unimart, a bicicletada da descomemoração do dia 23 de janeiro de cada ano, data em que o prefeito prometeu construir 100 km de ciclovias na cidade e a manifestação na inauguração da ciclovia do Campo Grande, quando o grupo pediu o prolongamento da ciclovia.

Além dos protestos, o grupo também faz a contagem de ciclistas nas avenidas e nas ciclovias da cidade. Segundo o grupo, as contagens foram importantes para revelar que, em algumas avenidas da cidade tem mais ciclistas do que nas ciclovias já construídas, o que aconteceu na JBD. "Por isso, uma ciclovia na JBD é a maior reivindicação do grupo de ciclistas do Campo Grande", destaca.

Assista ao vídeo com toda a história: Pé na Estrada Bike Clube