Depoimentos de mulheres trans do Acampamento Marielle Vive foram exibidos na 21ª Parada LGBT de Campinas, neste domingo, 27/06

Talita ColetivoLGBT MST 27 06Imagem: Reprodução | Canal do Youtube da APALGBT Campinas

Os dois vídeos de depoimentos, de Mariele e Talita Carvalho, foram exibidos antes das apresentações artísticas no evento online realizado neste domingo, 27/06. O tema da 21ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas foi "Mana, Mona, Mina: o SUS é a Vacina, a AIDS e o Preconceito Ainda Não Acabaram, Se Liga!".

"Sou mulher trans, negra, faço parte da Coordenação do Coletivo LGBT Sem Terra do Acampamento Marielle Vive, na Regional de Campinas", disse a mulher apresentada no primeiro vídeo apenas como Mariele. Ela contou que não tinha sua identidade de gênero aceita antes de vir para o Acampamento e que, lá, recebeu aceitação e acolhimento.

"Não é porque nós fomos expulsas das casas de nossos pais, que a gente não é aceita na sociedade, que a gente não vai ser aceita em lugar nenhum", disse Mariele, lembrando que, no Acampamento, teve também a aceitação do seu nome social: "eles aceitam e pedem para a gente se identificar como se sentir bem".

No segundo vídeo, Talita Carvalho, também do Coletivo LGBT Sem Terra da Regional de Campinas e moradora do Marielle Vive, se apresentou como integrante da Coordenação Geral de Segurança do Acampamento. Talita ressaltou, no depoimento, a importância que dá para a segurança, já que, antes, vivia em situação de rua.

"Vim de uma situação de rua, sem segurança nenhuma lá fora e, chegando aqui no acampamento, fui bem recebida, fui aceita. Muitas vezes lá fora, na sociedade, a gente não é aceita, e aqui me acolheram muito bem. Então, venho falar, assim, da segurança que eu tenho aqui dentro. Aqui eu faço parte da segurança, não só fui aceita, mas também faço parte da segurança do acampamento", destacou.

A apresentadora do evento, Helloa Meirelles, chamou a atenção para a importância das falas das duas: "importantes para a gente e para todo mundo que está nos assistindo".

Assista ao vídeo completo: 21ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas

Veja também
26/06/2021 - 21ª Parada LGBT tem horário antecipado para as 15h, neste domingo; veja a programação
19/05/2021 - Projeto de Paolla Miguel visa atender pessoas trans em situação de vulnerabilidade social