Plano Plurianual (PPA) feito pela administração Dário apresenta 30 programas e 265 ações, em três eixos: qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade

Audiencia 27 10Foto: Diretoria de Comunicação da Câmara

(*Texto divulgado pela Diretoria de Comunicação da Câmara)
Por três horas e meia, vereadores, secretários de governo, população, representantes de Conselhos Municipais e internautas debateram nesta quarta-feira, 27/10, o projeto de lei ordinária número 250/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2022/2025 para a gestão do prefeito Dário Saadi (REPUB).

Conhecido como PPA, o projeto é um instrumento de planejamento que apresenta as diretrizes, objetivos e metas que a administração pública assumirá com a cidade durante os próximos quatro anos. A TV Câmara Campinas transmitiu a audiência ao vivo, com retransmissão simultânea pelas redes sociais do Poder Legislativo.

O vereador Higor Diego (REPUB) conduziu os trabalhos pela Comissão Permanente de Constituição e Legalidade. “Foi uma ótima oportunidade para os técnicos da prefeitura detalharem como foi elaborado o PPA e quais são as prioridades do governo ao longo dos próximos anos. Muitos vereadores fizeram seus questionamentos e considerações, além disso tivemos participação ativa dos presentes no plenário, bem como das pessoas que encaminharam perguntas por meio da internet”, disse Higor Diego.

Durante a audiência o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, ressaltou que a elaboração desse PPA incorporou diversos instrumentos de gestão, a partir das propostas apresentadas no Programa de Governo, no Plano de Metas e do resultado da participação popular. “Esse projeto atrela Campinas a um uma Agenda Global de Desenvolvimento Sustentável”, frisou.

Em síntese, o PPA traz uma nova metodologia com a abordagem, a partir da avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, instrumento criado em 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Ao final, o plano relaciona três eixos estratégicos: qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, com apresentação de 30 programas, 265 ações e 79 indicadores. O projeto segue tramitando na Câmara Municipal e passará por duas votações em plenário antes de ir à sanção.

Estiveram presentes na audiência os vereadores Jorge Schneider (PL), Gustavo Petta (PCdoB), Zé Carlos (PSB), Luiz Rossini (PV), Cecílio Santos (PT), Carmo Luiz (PSC), Fernando Mendes (REPUB) e Paulo Bufalo (PSOL), além das vereadoras Guida Calixto (PT), Débora Palermo (PSC) e Paolla Miguel (PT).

Compareceram ainda ao Plenário da Câmara, além de Aurilio Caiado, os secretários Peter Panuto (Justiça) e Carlos José Barreiro (Infraestrutura); e o diretor de Contabilidade e Orçamento da Prefeitura, João Carlos Ribeiro, e representantes das mais diversas pastas da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

Assista ao vídeo com o conteúdo completo da audiência pública do PPA 2022-2025: 40ª Audiência Pública - 27/10/2021

Veja também
28/10/2021 - Orçamento: audiência pública pede democracia nas decisões e reforço na assistência social
18/10/2021 - Vereadores do PT, PSOL e PC do B requerem informações sobre Plano Plurianual à Prefeitura