Decisão sobre retorno presencial continua cabendo aos pais e responsáveis, mas expectativa é de maior adesão ao formato presencial

Escola municipal Arquivo 20 07Foto: Arquivo Secom/PMC

(*Texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas)
As atividades para os 70 mil alunos da rede municipal de ensino de Campinas serão retomadas nesta quarta-feira, 21 de julho, depois de duas semanas de recesso. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de uma maior adesão dos alunos ao formato presencial neste segundo semestre. Até antes do recesso, a presença nas salas de aula era de 20%.

Por conta da pandemia, o município tem mantido o modelo híbrido de aulas presenciais e a distância, atendendo até 35% da capacidade e em forma de rodízio. “Com o avanço da vacinação e a melhora na situação da doença no nosso município, a expectativa é de que a adesão ao formato presencial aumente neste segundo semestre”, afirma o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.

A presença nas escolas é facultativa e cabe aos pais e responsáveis decidirem se as crianças retornam presencialmente ou seguem acompanhando as aulas por meio da plataforma digital.

Protocolos
As aulas presenciais estão sendo retomadas com regras, como redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e com rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde.

As escolas fornecem para cada aluno um kit com quatro máscaras e álcool em gel individual. Os professores, além das máscaras, também contam com protetor facial (face shield). As carteiras são disponibilizadas com um distanciamento de 1,5 metro e totens com álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos das escolas.

Veja também
01/07/2021 - Comissão de Educação revela surto de Covid em escolas e que só metade dos alunos retornaram
25/04/2021 - Grupos de educadores e de mães/pais se manifestam contra retorno de aulas presenciais