Além de 10 apresentações ao vivo de artistas selecionadas/os, festival terá exibição de documentário, série de entrevistas e debate

Aquilombamento 23 04Documentário "Aquilombamento" será lançado na I Virada AfroCultural - Imagem: Divulgação | página da Virada

A I Virada AfroCultural, que acontece neste final de semana, 24 e 25/04, terá em sua programação duas produções da Agência Mandinga de Favela (AMF): o Documentário "Aquilombamento" e a série de entrevistas "Registros de Saberes - Mestres e Mestras". Além disso, no sábado, está prevista a transmissão da live Cartografia Social e os Corredores Culturais Negros de Campinas. (veja, abaixo, a programação completa)

De acordo com a equipe organizadora da Virada, o Doc traz a trajetória do Centro de Referência para a Juventude Preta e Periférica de Campinas Quilombo Urbano O.M.G., que tem esse nome porque está localizado em uma das maiores ocupações da América Latina, o Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B.

"O Quilombo Urbano foi criado em 2014 e desde então promove debates, oficinas, saraus, cirandas, entre outras atividades, por meio da cultura demonstrando resistência, produção comunitária, diálogo e transformação de realidades", explicam as/os organizadoras/es.

Já a série de entrevistas denominada "Registros de Saberes - Mestres e Mestras", foi feita pela AMF com personalidades negras "que mantém viva a cultura negra de Campinas". Durante os dois dias de programação da I Virada AfroCultural, serão apresentados os "episódios" da série intercalados na sequência de apresentações artísticas.

Marcada para o início da tarde de sábado (13h30), a live intitulada Cartografia Social e os Corredores Culturais Negros de Campinas será uma conversa com dois convidados: Alessandra Ribeiro e Bene Moraes. O objetivo, segundo a organização da Virada, é de "fomentar o fortalecimento de demandas sociais e culturais", por meio de "reflexões sobre estratégias de atuação coletiva de comunidades negras, sua autogestão e autonomia".

A I Virada AfroCultural é uma iniciativa da Rede Articula Juventudes (Reaju) e Agência Mandinga de Favela (AMF), em parceria com o Coletivo Margem Cultural. O projeto está sendo realizado com recursos do edital da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Campinas.

Confira, a seguir, a programação completa e veja, na página da Virada, mais informações sobre cada apresentação coletiva ou individual e sobre as/os artistas.

SÁBADO - 24 de abril
12h- Abertura
12h30- Bianca Lucia 'Mulheres, Tambores e Cabaças - Jongo'
13h30- Cartografia Social e os Corredores Culturais Negros de Campinas
14h30- Poliana S. Estevam 'Samba de Bumbo Mestre Nestão Estevam'
15h30- Episódio Registro dos Saberes - Mestras e Mestres
16h30- Julia Motta 'Poesia Marginal: A palavra em manifesto'
17h30- Documentário 'Aquilombamento'
18h30- Máfia Afrikana
19h30- Episódio Registro dos Saberes - Mestras e Mestres
20h30- Aisha 'Responsa'
21h30- Fá K-Beluduru

DOMINGO - 25 de abril
12h- Abertura
12h30- Cristina Santos 'Margeando o Real no Corpo-Memória'
13h30- Episódio Registro dos Saberes - Mestras e Mestres
14h30- Savuru Teatro e Dança 'Canto dos Palmares'
15h30- Episódio Registro dos Saberes - Mestras e Mestres
16h30- Camila Novaes 'Contos, Cantos e Ilustras'
17h30- Documentário 'Aquilombamento'
18h30- Letícia Benevides ‘O conto de Iroco e a boneca Abayomi’
19h30- Afromanifesto- Conversa com Jacqueline CR
20h30- Bandida Fina
21-30- Encerramento

Veja também
02/04/2021 - Organizadoras/es apresentam programação da I Virada AfroCultural, adiada para 24 e 25/04
20/02/2021 - Com 133 propostas inscritas, I Virada AfroCultural divulga lista das 10 selecionadas