Inscrição pode ser feita até 12 de fevereiro, e cada proposta selecionada receberá um cachê de mil reais para apresentação em formato live

Logo Virada 23 01Foto: Divulgação - página da I Virada Afrocultural

O Edital de Chamamento Artístico está sendo lançado como uma ação do projeto “REAJU com Mandinga: Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas”, que é realizado pela Rede Articula Juventudes (REAJU) juntamente com a Agência Mandinga de Favela (AMF).

De acordo com o edital, serão aceitas propostas de ações "de natureza artística e cultural afroreferenciada", que sejam realizadas por pessoas pretas, pardas ou indígenas, individualmente ou em grupo, que residam na região metropolitana de Campinas.

Serão selecionadas 10 propostas artísticas individuais ou coletivas, e cada uma receberá mil reais de cachê. Os recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) foram obtidos junto à Secretaria Municipal da Cultura com apoio do Coletivo Margem Cultural.

Critérios
"Acreditamos que o aquilombamento artístico seja um ponto essencial no enfrentamento ao racismo e no engajamento à luta antirracista em
nosso território", diz o documento, explicando que, dentro desse entendimento, os critérios de participação foram "pensados a partir das políticas afirmativas vigentes".

Assim, será garantido que mulheres pretas tenham 40% das apresentações; homens pretos, 30%; transgeneros, 10%; afroindígenas, 10%; e pessoas com deficiência, 10%.

Considerando estes critérios de participação, a comissão de avaliação buscará também "a diversidade de gêneros, estilos, tipos de projetos e temas envolvidos", o que se dará, de acordo com o edital, dentro da seguinte distribuição: música, com 20% das apresentações; artes da cena, com 20%; cultura popular, 20%; literatura, 20%; artes visuais, 10%; e outras linguagens, 10%.

As apresentações serão realizadas, nos dias 10 e 11 de abril, em formato live, ou seja, transmitidas ao vivo nas plataformas da Virada AfroCultural. No caso de artistas selecionadas/os que não tiverem local e conexão de internet suficiente para a realização da apresentação, as/os organizadores do evento disponibilizarão um espaço físico com toda estrutura necessária (internet, microfone e câmera).

Mais informações
Página da 1ª Virada AfroCultural de Campinas
Edital de Chamamento Artístico
Rede Articula Juventudes (REAJU)
Agência Mandinga de Favela
Coletivo Margem Cultural