Sessão solene da Câmara Municipal, com a presença de lideranças da comunidade negra, foi realizada na manhã deste sábado, 28/11

Imagem da sessão solene transmitida pelas redes sociais

"Essa homenagem já é um ato de resistência por si só, nós estarmos aqui hoje é um ato de resistência", disse a vereadora eleita Paolla Miguel (PT), na abertura da sessão transmitida pelas redes sociais.

Na saudação às/aos presentes, Paolla conclamou a todos, "sejamos negros ou não negros", para o engajamento na luta antirracista:

"A gente está aqui hoje para pedir respeito ao nosso povo preto, que está morrendo, que está cada vez mais nas favelas, queria pedir respeito também aos nossos terreiros, aos locais onde a gente vai para os nossos ritos religiosos, queria pedir respeito às nossas mulheres negras e aos nossos jovens negros, que todos os dias são assassinados".

Carlão do PT, vereador que coordenou a sessão solene, convidou Paolla Miguel para fazer a saudação inicial como forma de prestar uma homenagem à vereadora eleita. "Esta foi a eleição em que nós tivemos mais negros e negras participando", destacou Carlão, parabenizando também as demais mulheres eleitas em Campinas.

O Vereador justificou a data alternativa da entrega do Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”, que deveria ter acontecido no dia 20/11, Dia da Consciência Negra. Segundo ele, os problemas com a pandemia de Covid-19 acabaram atrasando os trabalhos da Câmara Municipal.

Vereadores presentes
Além de Carlão e Paolla, participaram da sessão todos/as que fizeram indicações ao prêmio Zumbi dos Palmares. Mariana Conti (Psol) lembrou que a questão racial foi o grande tema do ano de 2020.

"Nós vimos, por um lado, a violência racista na negação de direitos da população periférica e negra durante a pandemia e o aumento da violência racista pela polícia e guarda", afirmou a Vereadora, referindo-se ao assassinato do jovem negro Jordy Moura Silva por um Guarda Municipal em Campinas. "Mas também foi um ano marcado por resistência, não apenas no Brasil, mas no mundo", ressaltou.

Para o vereador Pedro Tourinho (PT), Zumbi dos Palmares é uma honraria diferente das demais. "É uma honraria que se faz no contexto sempre de adversidades e resistência. A gente a cada dia se choca, embora não se surpreenda, com a persistência do racismo nas relações sociais do nosso País".

Lembrando do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, no supermercado Carrefour, Pedro disse que este é um exemplo trágico de algo que acontece todo dia: "nossa juventude negra vem sendo sistematicamente assassinada", reforçou o vereador.

Gustavo Petta (PCdoB) chamou a atenção para os oito anos de mandato "combativo, popular, muito vinculado às lutas antirracistas" do vereador Carlão do PT, que está deixando a Câmara neste final de ano. Segundo Petta, "a dimensão que esse prêmio tem hoje tem a marca do vereador Carlão".

O Vereador cumprimentou também o "Tiaozinho" (Sebastião Arcanjo), presente na sessão. "O Tião é um grande protagonista dessa luta até hoje, na presidência da Ponte Preta, mas também quando foi vereador", contou.

Outra liderança da comunidade negra que veio prestigiar a entrega do prêmio e recebeu os cumprimentos do Vereador foi Alessandra Ribeiro, ex-candidata do PCdoB à Prefeitura de Campinas, "que cumpriu essa jornada de maneira brilhante, com bons enfrentamentos".

Indicações do vereador Carlão do PT para o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”
Débora Cristina Jeffrey
Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER) da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

Marisa de Fátima Batista
Formada em Psicologia, é Coordenadora do Espaço Cultural Casa do Pavão, que tem a missão de, "através da democratização do acesso à arte e cultura, contribuir com a comunidade, oferecendo ambiente intimista para expressão e possibilitando o encontro do sujeito consigo e com o outro".

Indicações do Vereador Gustavo Petta para o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”
Liliane Maria de Oliveira
Servidora municipal da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial, onde colaborou na elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Campinas.

Tereza Aparecida Raymundo
Diretora Sindical (Sindicato dos Trabalhadores Municipais e Campinas), militante do movimento negro, com atuação na Unegro desde 2003, atualmente ocupa a pasta de Diretora de Comunicação da Unegro Campinas e é membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Campinas.

Indicações da Vereadora Mariana Conti para o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”
Thamara de Souza Braz
Com atuação na área de apoio a mulheres vítimas de violência, "tem estudado autoras negras que discutem o feminismo, sobretudo a mulher negra e suas dificuldades, para poder utilizar da melhor maneira as suas experiências como mulher negra e periférica, que através da educação conseguiu transformar o cenário no qual estava envolvida".

Mario Macedo Netto
Dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de Campinas / Sinergia Campinas, representou o Coletivo de Combate ao Racismo do SINERGIA nas Conferências de Igualdade Racial Municipal, Estadual e Nacional e é membro do Comitê 20 de Novembro, responsável pela Organização da Marcha Zumbi dos Palmares de Campinas.

Indicações do Vereador Pedro Tourinho para o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”
Marcos Antônio de Oliveira Brytto
Teatrólogo, dramaturgo, pianista, violonista e professor de canto. Dirigiu 52 espetáculos com inúmeras premiações na categoria direção e melhor ator/atriz. Coordenador do curso de Pós-Graduação em MATRIZ AFRICANA da Univida. Diretor do espetáculo Coração Quilombola baseado na biografia de Zumbi dos Palmares. Diretor de vários espetáculos teatrais em Matriz Africana. Coordenador do TEN Teatro Experimental do Negro da Casa de Cultura Aquarela.

Paulo César Domingos
Drag Queen transformista. Presidente da Escola de Samba Renascença em Campinas e também desfila nas escolas de samba de São Paulo. É técnico em radiologia, homen negro, gay periférico, tem 47 anos, é ativista do movimento LGBTQIA+, está em luta pelos direitos humanos e integra o Coletivo Aos Brados!

As informações sobre cada pessoa indicada foram obtidas na justificativa das indicações que consta nos projetos de Decreto Legislativo feitos pelos vereadores.

Veja o vídeo da sessão solene: https://fb.watch/2nbLwRMZSk/

Mais informações
Página da Marcha Zumbi dos Palmares Campinas