Com proposta de carreata na manhã do sábado e arrecadação de alimentos, entidades fazem plenária virtual nesta quarta-feira, 28/04

Plenaria 1 Maio CampinasImagem: Divulgação | página da Frente Brasil Popular

Uma plenária nesta quarta-feira vai discutir propostas para a manifestação deste sábado, 1º de Maio, em Campinas. Para não coincidir com a "Live dos Trabalhadores", grande ato nacional marcado para as 14h, a mobilização aqui deverá acontecer a partir das 10h, com concentração no Largo do Rosário.

De acordo com a divulgação feita pelo Sindae, a proposta é a "realização de uma grande carreata para percorrer um roteiro a ser definido pelas entidades que organizam o evento". A plenária está sendo convocada pelas centrais sindicais (CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas) e pela Frente Brasil Popular-Campinas e Região, Frente pela Vida em Defesa do SUS, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Frente Povo Sem Medo.

Ao mesmo tempo, a mobilização do 1º de Maio está fazendo uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e recursos financeiros para doação a comunidades carentes. Ainda segundo o Sindae, os alimentos podem ser entregues no dia da carreata e também na subsede da CUT, que fica na Rua Culto à Ciência, 56, no Botafogo. As doações, em dinheiro (na Conta BB PIX 02436062811) ou alimentos, podem ser feitas até 10 de maio.

Democracia, Emprego e Vacina para todos
A manifestação nacional "Live dos Trabalhadores" vai acontecer a partir das 14h, transmitida pela TVT (TV dos Trabalhadores) e pelos canais no Youtube e redes sociais do movimento sindical. O 1º de Maio pela Vida está sendo organizado pelas centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública.

A previsão é de que o ato virtual dure cerca de três horas com apresentações de artistas e falas de dirigentes sindicais, lideranças populares, religiosas, políticas e intelectuais. Estão sendo esperadas as participações dos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, além de parlamentares e representantes de entidades sindicais internacionais.

Na pauta, os temas de consenso entre as centrais sindicais: a defesa da vida, vacinação para todos, auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia, geração de emprego e renda, defesa das empresas públicas e luta contra a reforma Administrativa.

Convoca primeiro de Maio 2021 28 04Imagem: Divulgação | site do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região

Veja também
14/04/2021 - No Mês das Trabalhadoras Domésticas, Sindicato defende mais respeito e valorização
29/03/2021 - CTB, Cut e Força Sindical terão representantes no Conselho do Trabalho, Emprego e Renda