Área fica na região do Rio Capivari, mas Grupo de Proteção Ambiental do Campo Grande não dá conta: "precisaria de uns 30 brigadistas"

Incendio Jatoba 3 29 09Foto: Reprodução | vídeo na página do Grupo Campo Grande em Ação

(Matéria atualizada às 17h30, para acrescentar informações enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura)
Áreas de mata que fazem parte do Corredor ecológico Capivari-Jatobá, na região do Campo Grande, estão sendo devastadas por um incêndio que começou no início da tarde de domingo, 26/09. Uma série de 14 vídeos gravados pelos membros do Grupo de Proteção Ambiental do Campo Grande dá a dimensão da destruição.

"São arvores bem grandes que estão queimando até a copa". "Acabou de iniciar um fogo aéreo aqui. Esse não dá para combater, tem que esperar acalmar". "Será que esse fogo aí tem uns 20 metros, pessoal? Uns 30 metros?". "Fogo de mais ou menos 20 metros de altura. Aqui, só bombeiro para apagar". "Aí, agora, fogo aéreo, esse não vai ter controle, ele vai descer o bosque inteiro, isso é se não alastrar mais ainda".

As frases estão nos vídeos dos brigadistas voluntários que, em vários momentos, expressam seu desespero diante da tragédia ambiental. De acordo com Marcos Marcos J. Oliveira, coordenador do Grupo de Proteção Ambiental do Campo Grande e também membro da Brigada Cachorro do Mato, na noite desta terça-feira, 28/09, quatro voluntários do grupo trabalharam no combate ao fogo das 17h30 até 23h30. Conseguiram apagar vários focos, mas o incêndio continua. Para dar conta de tudo, "precisaria de uns 30 brigadistas", diz Marcos.

Os bombeiros foram até o local ontem, durante o dia, conforme contou um dos moradores da região. Mas, segundo Marcos, a Defesa Civil ainda não apareceu. "Ainda está lá [o incêndio], e a Defesa Civil não vai no local. Às vezes a gente manda a localização e, porque fica longe do incêndio, eles dão baixa como fogo não localizado, sendo que o fogo é tão grande que está na cara deles, fico indignado com isso", destaca.

O Corredor Capivari-Jatobá, com oito quilômetros de extensão, foi criado em 2016, por meio de resolução da Prefeitura de Campinas. Ele começa no Parque Natural Municipal dos Jatobás, nas proximidades do Jardim Lisa, seguindo pelo Rio Capivari até a divisa com Monte Mór.

Corredores ecológicos, também chamados de corredores de biodiversidade, são faixas de vegetação que ligam áreas florestais e unidades de conservação. O objetivo é permitir e facilitar o deslocamento de fauna entre as áreas, promovendo a reprodução e conservação das espécies (animais e vegetais).

Defesa Civil
A Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, disse ao Informa Campinas que a Defesa Civil não atende ocorrência de incêndio, sendo esta uma responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Esclareceu também que, se o Corpo de Bombeiros avaliar que seja necessário, aciona o apoio da Defesa Civil.

Mesmo assim, segundo a assessoria, "o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, enviou uma equipe ao local e verificou que, nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros está no local desde as 10h".

Veja também
24/08/2021 - Incêndios se multiplicam; Grupo do Campo Grande pede que população não coloque fogo em nada
08/04/2021 - Prefeitura lança Plano para construir corredores ecológicos ligando 20 municípios da região