Criada em março pela Câmara, Comissão da Câmara fez duas rodadas de reuniões com moradores; apresentação acontece nesta terça, 28/09

Comissão 27 09Comissão trabalhou durante seis meses - Imagem: Divulgação | página do vereador Cecílio

Criada pela Câmara Municipal, com a finalidade de analisar e discutir o desenvolvimento do distrito do Campo Grande, a Comissão Especial de Estudos vai apresentar nesta terça-feira, 28/09, às 14h, o relatório final de seus trabalhos. O evento terá transmissão pela TV Câmara e também pelo Facebook do vereador Cecílio, presidente da Comissão. A participação da população pode ser feita pelo whatsapp 19-98405-1038.

Tendo o relatório preliminar aprovado em 24 de junho, a Comissão do Campo Grande começou a fazer uma segunda rodada de reuniões com moradores dos bairros da região. No dia 07 de julho, a primeira reunião para debater o relatório foi com moradores da região do Satélite Íris, Florence, Rossin e outros bairros e núcleos próximos.

No dia 14 de julho, a reunião foi com o pessoal da região do Jardim Maracanã e, no dia 28/07, com moradores da região do Parque Floresta, sempre no período noturno. A primeira rodada de reuniões aconteceu nos meses de abril e maio, com o objetivo de ouvir, entender e ir listando as demandas de cada local.

Assim, o relatório preliminar contemplou propostas em sete áreas: Administração Pública, Moradia e Regularização Fundiária, Transporte e Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde, Assistência Social e Cultura. Na área de saúde, por exemplo, uma das demandas indicadas no texto inicial foi "completar o quadro de trabalhadores da saúde e garantir a oferta de remédios". Já na área de transportes e mobilidade, além da conclusão das obras do BRT, entrou também a necessidade de "ciclovias, com destaque para o Plano Cicloviário na Avenida John Boyd Dunlop".

Desde março
A Comissão realizou sua primeira reunião no dia 22 de março, quando iniciou a etapa de diagnóstico, buscando levantar os problemas e desafios do distrito, Para isso, convidou na ocasião Vera Lúcia dos Santos Plácido, professora e pesquisadora da PUC-Campinas que coordenou um estudo sobre vulnerabilidade social na região Noroeste da cidade.

A partir daí, a Comissão ouviu uma série de outros especialistas e pesquisadores, assim como comerciantes, lideranças religiosas e populares, com o objetivo de identificar as demandas e debater propostas para alavancar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida na região. Pronto o relatório preliminar no final de junho, o documento foi entregue à presidência da Câmara Municipal e ao prefeito Dário Saadi no dia 15 de julho.

A entrega do relatório preliminar indicou ao prefeito as demandas da região a serem incluídas no Plano Plurianual. Este plano, que é feito a cada quatro anos, define o investimento dos recursos públicos no período seguinte. A Comissão é formada pelos vereadores Cecílio Santos (PT), presidente; Paulo Bufalo (PSOL), relator; Débora Palermo (PSC); Gustavo Petta (PCdoB) e Carlinhos Camelô (PSB).

Veja também
15/07/2021 - Comissão de Estudos sobre desenvolvimento do Campo Grande entrega relatório a Dário Saadi
24/06/2021 - Campo Grande: relatório destaca necessidade de políticas públicas e planejamento na região
07/04/2021 - Campo Grande precisa de integração e preenchimento dos vazios urbanos, diz Comissão