O novo Boletim Anual do Sistema de Notificação de Violência (SISNOV) foi lançado pela Secretaria de Saúde nesta sexta, 11/12

 

Boletim especial de 2020 não traz dados de outros setores da população, como crianças e idosos

De janeiro a setembro de 2020, foram notificados 570 casos de violência contra a mulher adulta em Campinas (de 20 a 59 anos de idade), sendo 277 de violência física, ou seja, 48,6% do total. Os outros 51,4% se dividem entre violência sexual, tentativa de suicídio, violência psicológica/moral e outras. Veja os números na tabela:

Estes são casos de notificações compulsórias feitas por órgãos de atendimento, como as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), os PSs (Pronto Socorro de hospital) e os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

O Boletim SISNOV nº 14 chama a atenção para o fato de, em 2020, a maior parte das notificações ser da área da saúde ( Pronto Atendimento e Pronto Socorro) e não da área da assistência social, como nos anos anteriores:

"Quanto ao tipo de unidade notificadora, o ano de 2020 teve predomínio das unidades da SMS/PA/PS, contrário aos anos anteriores que foram liderados pelas unidades próprias da SMASDH", destaca o Boletim do SISNOV.

A maioria das vítimas (64,2%) tem entre 30 e 59 anos de idade. Quanto ao autor da violência, o Boletim informa que "predomina o grupo de autores reunidos em “cônjuge” (incluindo esposo, companheiro, ex-esposo e ex-companheiro)". Este grupo cometeu quase a metade (270) dos crimes notificados de violência contra a mulher nos nove primeiros meses de 2020.

Boletim do SISNOV
O SISNOV – Sistema de Notificação de Violências em Campinas - registra, desde 2005, casos de violência que são de notificação compulsória do tipo interpessoal, intra-familiar ou urbana/comunitária (contra as mulheres, crianças e adolescentes, idosos e violência sexual) e violência autoprovocada (tentativa de suicídio), atendidos pela rede municipal de enfrentamento e prevenção às violências.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Boletim de nº14 foi lançado em uma edição especial, abordando exclusivamente os dados de violência contra mulheres adultas registrados no SISNOV, informa o Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV, na apresentação do Boletim.

O Comitê esclarece ainda que o Boletim nº 14 traz tabelas comparativas, com dados de 2015 a 2019, "acrescidos de dados referentes ao período de janeiro a setembro de 2020", sendo que "os dados de 2020 estão sendo tratados e, para esta publicação passaram por um processo de revisão administrativa".

Lançamento
O Boletim Especial nº 14 foi lançado nesta sexta-feira, dia 11/12, às 10h, por meio de um evento online promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). A divulgação do evento foi feita pelo Diário Oficial do Município e, para ter acesso, as cidadãs e os cidadãos tiveram que se cadastrar no site da Escola dos servidores da Prefeitura e se inscrever no "curso" ( https://cursos.campinas.sp.gov.br/ ).

Participaram da live: Ana Paula Crivelaro, da Secretaria Municipal de Saúde; Arlete Fernandes, do CAISM-Unicamp; Elza Fratini Montalli, da SMASDH; Mariana Conti, Vereadora do PSOL; e Naoko Silveira, que foi a mediadora dos debates.

Live de lançamento do Boletim SISNOV transmitida pela Plataforma Moodle

Baixe o texto completo: Boletim SISNOV nº 14

Veja também
30/11/2020: Com diminuição do isolamento social, sobe o número de registros de violência contra a mulher