CRAS Laudelina de Campos Melo começa a funcionar nesta quinta, 15/04; nome foi escolhido pela comunidade da região do Bassoli

CRAS BAssoli 2 Foto Manoel de Brito 14 04Inaguração foi na tarde desta quarta-feira, 14/04 - Foto: Manoel de Brito - Decom PMC

Localizado na Região Noroeste da cidade, o CRAS Laudelina vai atender cerca de 5 mil famílias dos bairros Jardim Bassoli, Jardim São Bento e Parque Floresta I,II, III e IV. Chamado durante cerca de oito anos de "CRAS do Bassoli", o Centro de Referência em Assistência Social vinha sendo reivindicado desde 2013 pela comunidade do conjunto habitacional e por profissionais de assistência social que trabalham na região.

Laudelina de Campos Melo foi um dos nomes indicados pela comunidade, principalmente pelas mulheres moradoras do Bassoli, como um nome que as representa. A homenagem à Laudelina foi decidida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) a partir da proposta feita pela conselheira Jéssica dos Santos, que representa as/os usuárias/os da Região Noroeste no Conselho.

Jéssica relatou ao Conselho que fez uma pesquisa na região do Jardim Bassoli e que foram indicados os nomes de Marielle Franco e Laudelina de Campos. Embora o nome de Marielle tenha sido o mais votado no bairro, membros do Conselho argumentaram que Laudelina de Campos viveu em Campinas, foi moradora da Região Noroeste, doou sua casa para o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas, que foi o primeiro sindicato do país. (veja a Ata da Reunião do Conselho, realizada em 23/02, AQUI).

Luta de oito anos
Na reunião de janeiro do Conselho (26/01), a conselheira Jéssica contou que houve uma longa luta da comunidade pela construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Jardim Bassoli. Assim, segundo Jéssica, as usuárias moradoras desse bairro estavam sugerindo que seu nome poderia homenagear uma mulher, preferencialmente negra, representando essa luta. Assim, com a aprovação do Conselho, surgiu a ideia de fazer uma pesquisa para indicar nomes.

Em junho de 2020, após o então prefeito Jonas Donizete ter anunciado (em uma "live" nas redes sociais) que o CRAS do Bassoli seria instalado, o Fórum de Usuários da Região Noroeste fez uma campanha de envio de e-mails à Prefeitura, solicitando uma previsão de data em que o Centro de Assistência seria inaugurado. Como não teve resposta, o Fórum lançou uma campanha de assinaturas para um abaixo-assinado.

"Já enviamos mais de 500 emails à Prefeitura de Campinas e não tivemos nenhuma resposta! Queremos o compromisso público da Prefeitura com a divulgação da data da efetivação do CRAS Bassoli! Agora, o Fórum de Usuários Noroeste irá protocolar um ofício na Prefeitura para continuar cobrando o prazo, e precisa da sua assinatura para fortalecer esse pedido", dizia o texto da campanha na página criada pela ONG Minha Campinas.

Além disso, o Fórum solicitou apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que, na reunião realizada em 30/06, aprovou, por unanimidade uma "Nota de Apoio à implantação do CRAS no Jardim Bassoli". Na reunião, foi explicado que o bairro Jardim Bassoli é um conjunto habitacional construído através do Programa Minha Casa Minha Vida em "um território completamente desprovido de políticas públicas". Assim, com a entrega dos apartamentos em 2011 e 2012, a implantação de um CRAS passou a ser reivindicada desde o ano de 2013 (veja a Ata da Reunião do CMAS de 30/06 AQUI).

De acordo com a página do abaixo-assinado pelo CRAS do Bassoli, o Fórum de Usuários da Região Noroeste foi criado, em 2019, com o objetivo de ser um "espaço onde a população e demais entes públicos que trabalham com as políticas públicas discutem as demandas da região".

Inauguração
Conforme a divulgação feita pela Prefeitura, ao entregar o novo CRAS, o prefeito Dário Saadi afirmou que a obra estava no Plano de 100 Dias da Administração e começará a funcionar nesta quinta-feira, dia 15/04. “Agradeço todos os funcionários da Assistência Social que trabalharam firme para que esse compromisso fosse cumprido. Esse CRAS vai atender uma população de 5 mil famílias da região do Bassoli e é muito importante para reforçar a atenção básica da Assistência Social para que as questões de violência e de risco social sejam discutidas no início”, reforçou.

Ainda segundo a Prefeitura, os Centros de Referência de Assistência Social são unidades de proteção para as famílias: "a função desse serviço é desenvolver trabalho social e fazer a gestão da comunidade atendida no território. O objetivo é prevenir situações de risco, com atividades coletivas e intersetoriais para fortalecer os vínculos familiares e comunitários".

O CRAS está localizado na Rua Alípio Pereira, 79, no Parque Floresta. "É um prédio público que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 40 mil para as devidas adequações e manutenção do espaço para atender a comunidade local", informou a Prefeitura.

Veja também
26/02/2021 - Conselho de Assistência Social publica manifesto contra o Cadastro Único pela internet